Distrito Federal

Reunião trata do setor agrário nos próximos 20 anos

Publicado

em


Foi realizada nesta terça-feira (20), a primeira reunião para tratar do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal (PDRS/DF). Participaram da elaboração do Plano 21, instituições do poder público e representantes dos produtores.

O PDRS será coordenado pela Secretaria de Agricultura e vai construir estratégias de união de esforços para planejar o setor agropecuário do DF, no período dos próximos 20 anos. A ideia é estabelecer eixos de desenvolvimento sustentável da agropecuária local, oferecendo condições para que a população do campo planeje suas atividades.

Estou muito confiante que deixaremos para o Governo do Distrito Federal um projeto confiável”Candido Teles, secretário de Agricultura

Longo prazo

O secretário de Agricultura, Candido Teles, ressaltou que esse é um projeto de longo prazo e que precisa do envolvimento de todos. “A Seagri não é a dona do projeto, nós apenas estamos coordenando, ele é de todos nós. Vamos apresentar algo muito bom que irá trazer segurança para o homem do campo. Estou muito confiante que deixaremos para o Governo do Distrito Federal um projeto confiável”, afirmou.

Segundo o secretário executivo de Agricultura, Luciano Mendes, a Secretaria deu mais um passo importante rumo a construção do PDRS. “Participam dessa articulação 21, instituições do Governo do Distrito Federal, do Governo Federal e organizações dos agricultores, liderados pela Secretaria da Agricultura. Nessa reunião, nós começamos a construção das estratégias, das diretrizes que esse plano vai ter, ouvindo sempre as instituições e a sociedade”, explicou.

O presidente da Federação da Agricultura do Distrito Federal (Fape-DF), Fernando Cezar Ribeiro, colocou a equipe da entidade à disposição para ajudar no que for preciso. “Temos que fazer um plano de Estado e não de Governo”, ressaltou.

Durante a reunião, foi apresentado aos participantes, o projeto que prevê como será trabalhada a implementação do plano, juntamente com o calendário das reuniões. O objetivo é que, com a colaboração de todos, o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal  possa ser entregue nas mãos do governador Ibaneis Rocha no início de agosto.

*Com informações da Secretaria de Agricultura

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA