Política

Reeleito para o 2º mandato, Wilde Cambão quer lutar pelo desenvolvimento mais equilibrado dos municípios goianos

Publicado

em

Wilde Cambão conquistou 29.908 votos pelo PSD, em seu segundo mandato para o Parlamento goiano, com a proposta de defender as demandas do Entorno do Distrito Federal em todas as áreas, com prioridade para a educação, saúde e infraestrutura. Solteiro, pai de dois filhos, ele tem 55 anos e é natural de Luziânia, onde foi secretário de Esportes e secretário de Obras. Representa, na Assembleia Legislativa, o Entorno Sul, que abrange os municípios de Luziânia, Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Santo Antônio do Descoberto, Padre Bernardo. Também apoia os municípios de Rialma, Bela Vista de Goiás, Ceres, Cocalzinho e Nova Veneza.

Para o deputado, a eleição ocorreu dentro do esperado, onde a vitória do governador no primeiro turno foi consequência da aprovação do seu governo. “O estado se encontrava numa situação muito difícil, mas ele conseguiu em pouco tempo colocar tudo na linha. Então a sua reeleição é a prova de que o trabalho honesto, feito com transparência deu certo”, assinala.

Quanto à disputa pela presidência, ele entende que acabou provocando um cisão. “Política não pode ser um fator de divisão e sim de construção. Precisa voltar a ter um equilíbrio. Então a gente espera que o novo governo do Lula possa unir as pessoas. Ninguém pode ser bom ou ruim porque apoia uma determinada tendência”, enfatiza.    

Como destaques entre as siglas que saíram mais fortalecidas do pleito em Goiás, o deputado destaca União Brasil e MDB. “Mas o PL também se fortaleceu com a eleição de um senador e de deputados federais”.

Cambão afirma que seu primeiro mandato foi de aprendizado. Mas já veio com a ideia de que deveria defender uma região e não ser o deputado de apenas uma cidade. Sua intenção é continuar apoiando o Governo para melhorar a qualidade de vida dos goianos, assim como na gestão anterior.  Um resultado que pode ser constatado, segundo ele, nos benefícios levados aos municípios que representa.

“Era uma região muito sofrida e por isso precisava de um apoio maior por parte do Governo, o que acabou acontecendo.  Hoje temos um sentimento maior de pertencimento a Goiás muito em função daquilo que o estado entregou para essas cidades. E a gente tem que continuar esse trabalho. Houve uma união muito grande entre os prefeitos, o que deu uma votação expressiva para o governador e tenho certeza eu fui parte importante nesse processo”, destaca.

Entorno do DF

Para o deputado, locais como Luziânia, Cristalina, Cidade Ocidental, Valparaíso e Novo Gama têm grande potencial de desenvolvimento, com condições de se tornar uma das partes mais importantes do estado. “Essas cidades se falam mais, se interligam mais. A única que sai um pouco do eixo é Santo Antônio, que tem demandas reprimidas. É preciso ter um projeto de Governo para nossa região e agora nesse segundo mandato a gente vai lutar novamente por ela”, frisa.

O parlamentar ressalta que saúde, a segurança pública e a educação melhoraram muito, mas existe um grande entrave para o desenvolvimento desses municípios que é o afogamento da BR-040. “A gente precisa ter uma ação conjunta para que fazer com que a BR seja o eixo propulsor de desenvolvimento, que possa ter a capacidade de gerar bons empregos, com a instalação de grandes indústrias, que não vão para lá em função disso”.

Wilde Cambão destaca como grande desafio para o Parlamento goiano na próxima legislatura criar leis e lutar por projetos que possam criar empregos, gerar renda e contribuir para solucionar as disparidades econômicas entre as várias regiões do Estado. “Vou dar um exemplo. Cidades como Águas Lindas e Cidade Ocidental têm uma renda per capita que não chega nem a 100 reais por habitante, enquanto em Rio Verde é quase 600 reais”.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA