Geral

Prorrogadas as inscrições para o Programa Educador Social Voluntário

Publicado

em


As inscrições para o Programa Educador Social Voluntário (ESV) que não foram efetivadas por instabilidades ocorridas no portal do ESV podem ser concluídas no período desta terça, 27, até quinta-feira, 29. Apenas esses candidatos devem se dirigir à Unidade Escolar onde solicitou a vaga e finalizar o cadastro.

São 4.482 vagas e mais 314 de cadastro reserva nas 14 regionais de ensino

No momento da inscrição presencial, o candidato deverá apresentar cópia e original dos seguintes documentos: identificação oficial com foto (RG, carteira de motorista ou passaporte); certidões negativas criminais da Justiça Federal e da Justiça do DF; certidão negativa da Justiça Eleitoral; comprovantes de residência, de escolaridade e de experiência.

Os protocolos de segurança para evitar aglomeração serão seguidos nas escolas que estiverem recebendo candidatos para a conclusão das inscrições.

O Programa em 2021

Ao todo, são 4.482 vagas e mais 314 de cadastro reserva nas 14 regionais de ensino. Como público-alvo estão pessoas maiores de 18 anos, de diversos níveis de escolaridade e/ou de experiência, conforme previsto na portaria que regulamenta o programa para 2021. A seleção será por meio de análise de currículo, feita por comissões avaliadoras, compostas nas próprias unidades escolares beneficiadas pelo programa.

O grande número de acessos por parte dos interessados gerou prorrogação no prazo das inscrições, estabelecido de 17 a 19 de julho. Posteriormente, o período foi ampliado até o último domingo, 25, quando foram contabilizadas o total de 18.422 inscrições.

No ato da inscrição on-line, o candidato selecionava uma regional de ensino para atuação e quatro unidades escolares na mesma regional. Os documentos foram entregues de forma digital por e-mail.

Atividades

Os Educadores Sociais Voluntários atuam nas escolas, nos dias letivos e naqueles que foram determinados para reposição de aulas. O valor recebido por eles para cobrir as despesas com alimentação e transporte é de R$ 30 por dia de atuação presencial. O voluntariado pode contabilizar até quatro horas de atividades diárias, no entanto, podem atuar em dois turnos ou em duas escolas, recebendo, assim, o valor em dobro.

Os pagamentos são feitos pela regional de ensino, com recursos do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf).

Como funções dos ESVs estão prestar suporte à educação integral, à educação infantil, ao ensino especial, à Escola Meninos e Meninas do Parque, à Escola do Parque da Cidade e aos estudantes indígenas matriculados nas unidades da rede pública.

Todo o trabalho é supervisionado por professores e/ou pelas equipes gestoras, a depender do atendimento prestado pela unidade. As tarefas desempenhadas são relacionadas ao dia a dia da escola, tais como auxiliar em atividades pedagógicas, esportivas e culturais. No ensino especial, eles apoiam os estudantes nos horários de recreação e de refeição.

Novo Cronograma de ações

27 a 29/7 às 12h Inscrições e entrega de documentação nas unidades escolares dos candidatos que tiveram problemas na efetuação do cadastro através do site.
27 a 29/7 Análise Curricular: realização de análise curricular de acordo com o Anexo I, será realizada nas Unidades Escolares pela comissão avaliadora.
29/7 Divulgação do resultado parcial do processo seletivo, no mural da Unidade Escolar, após às 17 horas e nos canais de comunicação on-line, usados pela comunidade escolar.
30/7 Recebimento da interposição de recursos, constante no Anexo II, pela Unidade Escolar.
2/8 Divulgação do resultado final do processo seletivo, após a análise dos recursos, nas UEs, com a lista de classificação dos candidatos, após às 17h e divulgação nos canais de comunicação on-line.
2/8 A Unidade Escolar encaminhará à Coordenação Regional de Ensino planilha com resultado final, contendo: nome, CPF, pontuação e classificação do candidato.
3 e 4/8 Assinatura do Termo de Compromisso na CRE (cronograma a ser disponibilizado pela Coordenação Regional de Ensino).

Veja a portaria e anexos

Circular nº 3/2021 – SEE/SUPLAV/DIGES

* Com informações da Secretaria de Educação

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA