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Projeto de leitura conquista estudantes

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O famoso escritor argentino Jorge Luís Borges afirmou que sempre imaginou o paraíso como uma espécie de biblioteca. Como ele, milhares de amantes dos livros enaltecem a potência da leitura, mesmo com tantos outros dispositivos, como os jogos eletrônicos, as redes sociais e os serviços de streaming.

As imagens retratadas no muro da EC 604, de Samambaia, e o projeto “Leitor de hoje, escritor do amanhã” retratam o amor da escola pela leitura | Divulgação/Secretaria de Educação

Para a supervisora pedagógica Gheisa Fernandes Frutuoso, da Escola Classe 604 de Samambaia, o prazer da leitura ainda é vivenciado pelas novas gerações. “Antes das aulas remotas, já desenvolvíamos o projeto. As professoras da sala de leitura são muito atuantes, elas conseguem envolver as crianças. Com a pandemia, a iniciativa ganhou uma versão on-line”, explica.

No episódio desta semana do podcast EducaDF conversamos sobre o projeto “Leitor de hoje, escritor do amanhã”, da Escola Classe 604, de Samambaia. A unidade, tradicionalmente, estimula a leitura entre a criançada e, durante as aulas remotas, têm desenvolvido a Sala de Leitura Virtual. Confira o episódio no canal EducaDF, nas plataformas de áudio.

O projeto “Leitor de hoje, escritor do amanhã” conta com livroteca virtual, gibiteca virtual e contação de histórias com as personagens da Sala de Leitura: Amora, Leleca e Floreca. Os livros são divididos em gêneros literários e por autores. As obras ficam disponíveis bimestralmente, de acordo com a faixa etária dos estudantes.

O professor e escritor Simão de Miranda: “A escola tem uma função crucial pelo desenvolvimento do gosto pela leitura” | Divulgação/Secretaria de Educação

O prazer da leitura

Para Simão de Miranda, professor da rede pública de ensino e escritor de mais de 50 livros, a escola é fundamental para desenvolver o gosto pela leitura. “Deve cuidar, é claro, para que ela não seja didática, doutrinária ou moralizante. É preciso incentivar aquela literatura onde coabitam fantasia e realidade, razão e emoção, imprescindíveis ao desenvolvimento da criança”, afirma.

O estudante Murilo Nobre Faleiro, do 5º ano, é um exemplo da nova geração que não vive sem livros. “Quando não estou estudando, uma das coisas que mais gosto de fazer é ler. Dentre os meus livros preferidos, os que mais se destacam são Extraordinário e a série Diário de um banana. O primeiro passa uma mensagem sobre respeitar as diferenças e o segundo tem várias situações engraçadas”, conta.

De acordo com Gheisa, o feedback positivo dos pais encoraja a continuidade do projeto. “As famílias nos enviam vídeos onde as crianças estão lendo e afirmam que não tiveram acesso à leitura. Sabemos que estamos no caminho certo porque é um momento de ‘leitura deleite’, sem ter obrigação de fazer alguma atividade. É simplesmente ler por amor e por vontade”, finaliza.

*Com informações da Secretaria de Educação

Fonte: Governo DF

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Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

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No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

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