Distrito Federal

Ensaio de casamento comunitário causa emoção e expectativa

Publicado

em


A poucos passos do tão esperado “sim”, os 40 noivos selecionados via edital publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) participaram, na manhã desta quinta-feira (27), do último ensaio geral para o primeiro Casamento Comunitário de 2021. A celebração oficial ocorrerá no próximo dia 30, às 17h, no Museu da República. A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) é a pasta responsável pelo evento que, neste ano, foi instituído como programa de governo.

Foto: Divulgação/Sejus
A Sejus selecionou os casais por critérios socioeconômicos, estabelecidos via edital publicado no DODF. Dos 219 inscritos, 40 atenderam aos pré-requisitos | Foto: Divulgação/Sejus

A secretária Marcela Passamani afirma que os momentos finais do ensaio geral deixam as noivas ansiosas com a chegada do grande dia. “Podemos ver no olhar a emoção de cada uma, e isso nos deixa muito felizes por podermos proporcionar a realização deste sonho para muitas delas. Casar com um vestido de noiva é um símbolo de amor, fé, união e o início de uma nova fase na vida desses casais. Será um dia lindo, que iremos proporcionar para que se torne inesquecível”, disse.

A juíza Joice Albuquerque, que será responsável pela oficialização da união matrimonial, considera que, nestas celebrações de união, a ansiedade sempre toma conta dos noivos. Ela também explica sobre a importância da construção da família a partir do casamento. “Para os casais que já moram juntos há muito tempo, poder se unirem oficialmente e assinarem o nome um do outro, faz muita diferença na vida deles e é também uma grande alegria. Eu defendo a instituição do casamento, valorizo a família e converso com eles sobre como é importante essa união”, ensina.

“Eu nem dormi a noite passada. O casamento, para mim, significa algo muito especial. Vou entrar oficialmente na família dele e vamos começar nossa nova história juntos”Beatriz Pereira da Silva, noiva

Depoimentos

O ensaio do Casamento Comunitário teve depoimentos atípicos e até curiosos, mostrando que o amor pode, sim, perseverar. Caso da noiva Maria Marlene Leonel, que se divorciou do ex-marido e, agora, vai se casar novamente com ele. Feliz, ela expressou sua satisfação. “Após nos reencontramos, engravidei, tive uma filha linda e decidimos novamente nos casar. Tomamos a decisão correta e retornamos nossa história com amor, superando obstáculos. Me inscrevi no último dia e fui uma das selecionadas, estou muito feliz”, falou.

Expectativa e emoção marcam os momentos que antecedem o enlace matrimonial. Com vestido definido, a noiva Beatriz Pereira da Silva expressou sua ansiedade. “Eu nem dormi a noite passada. O casamento, para mim, significa algo muito especial. Vou entrar oficialmente na família dele e vamos começar nossa nova história juntos”, contou. Seu noivo, Uilton Silva Sousa, também se mostrou ansioso “Quero que chegue logo esse dia, ao lado dessa mulher maravilhosa, estou ansioso demais”, disse.

Por meio da Subsecretaria de Política de Direitos Humanos e Igualdade Racial (Subdhir), a Sejus selecionou os casais por critérios socioeconômicos, estabelecidos via edital publicado no DODF. Dos 219 inscritos, 40 atenderam aos pré-requisitos. Para garantir a segurança dos participantes, os protocolos de segurança de enfrentamento à covid-19 vão ser rigorosamente respeitados. As orientações de distanciamento social, uso de máscara, álcool gel, quantidade de testemunhas e logística da entrada dos noivos foram todos informados pela equipe do cerimonial da Sejus, em parceria com a Assessoria e Cerimonial da Fernanda Domareski, além da juíza de Paz Joyce Albuquerque.

O evento tem parceria com o Senac e apoio de voluntários que auxiliam as noivas no dia do casamento, cuidando dos detalhes especiais, como cabelos, maquiagem, sapatos, acessórios e higienização do local. Para abrilhantar a celebração dos noivos, a Sejus, por meio de suas parcerias, conseguiu estadias em hotéis de Brasília, proporcionando por meio de sorteio, que será realizado no dia do casamento, noite de núpcias a casais, além de jantares. Além disso, detalhes como mesa do bolo, buquês, doces para as noivas, um dia de spa e massagens também foram oferecidos pelas empresas e instituições parceiras.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA