Geral

Programa do GDF oferece 1.500 vagas para qualificação profissional

Publicado

em


O Renova-DF está com as inscrições abertas para o curso de qualificação profissional de auxiliar de manutenção. O programa oferece 1.500 vagas, sendo 5% destinadas aos reeducandos do sistema prisional do Distrito Federal, que cumprem pena nos regimes aberto e semiaberto. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (24), no portal da secretaria de trabalho.

Para fazer a matrícula, o interessado deve ter mais que 18 anos, estar desempregado e comprovar residência no DF. Os participantes vão receber auxílio financeiro, por meio de uma bolsa no valor equivalente a um salário-mínimo, ajuda no  transporte e certificado de conclusão.

Ao mesmo tempo em que aprende uma profissão, recuperando espaços públicos, os alunos do Renova-DF recebem salário-mínimo, auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais  | Foto: Arquivo / Agência Brasília

O processo de classificação e ranqueamento dos inscritos avalia as condições de vulnerabilidade socioeconômica, manifestadas no formulário. O resultado da seleção e a convocação dos selecionados serão divulgados a partir da próxima quarta-feira (28), também no site da secretaria de trabalho.

O curso de qualificação profissional de auxiliar de manutenção aborda diferentes atividades, como os serviços de carpinteiro, jardineiro, eletricista, encanador, serralheiro e pedreiro. As tarefas devem começar no dia 5 de outubro.

Vivian de Sales Freire, 28 anos, participou do Renova-DF em Samambaia. Desempregada, não quer perder tempo. A jovem já atualizou o curriculum vitae (CV), inserindo o certificado da segunda turma e as qualificações que fez no curso. “Estou enviando meu CV para todos os lugares. Até mesmo para empresas de limpeza e manutenção. Eu olho os sites de empregos e vou vendo onde tem vagas. Agora tenho noção de muitas profissões, mas gostei mais da parte de pintura”, explica Vivian.

Enquanto Vivian está confiante de que vai conseguir uma colocação no mercado de trabalho, em breve, o marido, Paulo Henrique dos Reis Sousa, 26 anos, está animado com a possibilidade de ter a mesma capacitação da esposa. O casal já concluiu o ensino médio e tem uma filha de dois anos. Desempregado, Henrique vivendo de “bicos” como entregador. Ele tem esperanças de ser selecionado para fazer o próximo módulo do Renova-DF.

“Quanto mais aprender coisas diferentes, mais vou ter novas oportunidades de conseguir um trabalho. A gente tem que investir na capacitação para ter emprego”, resume o rapaz de 26 anos.

Assim como Vivian, Yasmin de Oliveira Silva Souza, 23 anos, já terminou o ensino médio, mas só conseguiu trabalhos temporários. A moça participou do Renova-DF, em Samambaia, com o objetivo de buscar uma melhor qualificação. “Aprendi sobre várias profissões, como pintura e carpintaria. Quero mesmo é trabalhar”, disse Yasmim.

O programa Renova-DF oferece cursos de capacitação integrados às atividades de conservação do patrimônio público, com o fim de proporcionar a qualificação profissional do trabalhador de forma a torná-lo apto a atender às exigências do mercado de trabalho, combatendo o desemprego, durante e após as medidas temporárias de prevenção ao contágio pela covid-19.

O secretário de Trabalho, Thales Mendes Ferreira, enfatiza que o Renova-DF está cumprindo a sua finalidade de qualificação na área da construção civil, atendendo, assim, a uma demanda de mercado.

“O programa tem ido além de nossas expectativas. Percebemos quando analisamos os números – são mais de 30 mil inscritos nas duas primeiras fases e 92 equipamentos públicos recuperados na primeira fase. Serão 3.500 qualificados para o mercado de trabalho, nesse ano. Existe também a satisfação da população com os equipamentos públicos recuperados e a alegria dos alunos ao serem certificados, explicou Ferreira.

O sucesso do Renova-DF pode ser medido pelo interesse que o programa tem despertado em localidades mais carentes. “A meta inicial, para todo o programa, seria de três mil inscritos, mas, ainda esse ano, já inscrevemos dois mil alunos e, agora, serão mais 1.500. Isso demonstra o sucesso que o Renova tem sido”, disse o secretário.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA