Nacional

Programa Caminhos da Reportagem se aventura pelo turismo rural

Publicado

em

A retomada do turismo no pós-pandemia passa pela busca pelos destinos rurais. A Organização Mundial do Turismo (OMT), entidade ligada à Organização das Nações Unidas, aponta como tendência o turismo próximo de casa, atividades ao ar livre e na natureza. Na zona rural da capital do país, o crescimento do turismo na região já é notado.

O Sindicato de Turismo Rural e Ecológico (Ruraltur-DF) avalia que houve um aumento de 30% para estes destinos nos últimos anos. “O distanciamento, a natureza, o ar puro, o contato com os animais, isso despertou um interesse maior”, avalia Fernando Mesquita, presidente do Ruraltur. 

A equipe do Caminhos da Reportagem visitou alguns destinos no Planalto Central do país que conseguem fazer o turista mergulhar num ambiente completamente diferente do dia a dia, mesmo estando localizados próximos a grandes cidades.

No Salto Corumbá, por exemplo, um ecoparque a cerca de 120 quilômetros de Brasília e de Goiânia, em plena segunda-feira, o local recebia vários visitantes, atraídos pelas sete cachoeiras e outras atividades.

“Entrar debaixo daquela cachoeira é uma coisa formidável, a natureza nos proporciona algo incrível”, comemorava o aposentado José Natal, que mora em Anápolis (GO).

Ele aproveitou para apresentar a familiares de Blumenau (SC), o destino de aventura que fica a 1 hora de sua casa.

TURISMO RURAL TURISMO RURAL

Salto do Corumbá  – TV Brasil

O parque agora conta também com uma nova atração: a trilha do ouro, que resgata a história da mineração na região. A atração é feita em um vagão de trenzinho e percorre 1 quilômetro até chegar próximo às cachoeiras. “O melhor é não ter que ir e voltar a pé, para mim o passeio ficou maravilhoso”, avalia a intérprete Mariana Miranda.

Apaixonada por passeios no “meio do mato”, a jornalista Bárbara Lins criou o blog Descobertas Bárbaras, em que compartilha suas aventuras. “Eu acredito que, cada vez mais, a gente precisa desses espaços de natureza para desestressar e desconectar da correria”, afirma.

TURISMO RURAL TURISMO RURAL

A jornalista Bárbara Lins criou o blog Descobertas Bárbaras, em que compartilha suas aventura- TV Brasil

Das páginas de seu blog e redes sociais, muita gente tira dicas e conhece atrações próximas de Brasília. Como o passeio de um dia no Cabríssima, uma queijaria onde é possível fazer uma trilha pelo sítio, conhecer as cabras e também degustar os produtos feitos a partir do leite desses animais. “É uma experiência sensorial mesmo, de degustar, de pegar, de ter contato com a natureza”, explica Giovana Navarro, uma das donas do negócio.

TURISMO RURAL TURISMO RURAL

A Cabríssima é uma queijaria onde é possível fazer uma trilha pelo sítio, conhecer as cabras e também degustar os produtos feitos a partir do leite desses animais – TV Brasil

O Rancho Canabrava, próximo a Sobradinho, no Distrito Federal, também tem como chamariz a combinação de passeio e boa comida. Um almoço caipira é servido no fogão a lenha. Mas o que as crianças gostam mesmo é das outras atrações: fazendinha com animais, como mini-vacas, pônei, coelhos e ovelhas; arvorismo, charrete, touro mecânico e passeio a cavalo.

“Todo final de semana tem criança chorando na hora de ir embora, eu acho que isso é o melhor termômetro, né?”, conta Anna Maria Lucena, dona do local. Para ampliar ainda mais a experiência, também há a possibilidade de acampamento para pais e filhos.

Na onda do crescimento, empresários testam novas experiências. Em Cristalina (GO), uma lagoa de cristais, formada após a mineração desse tipo de pedra ter feito brotar água do lençol freático, tem atraído turistas pela sua cor e transparência.

“Essa é uma água de cristais, que traz cura, tratamento, enfim, esse é o grande diferencial”, conta Eduardo Fernandes, dono do Adventure Park, que ainda está em fase de construção, mas já recebe visitantes.

TURISMO RURAL TURISMO RURAL

Em Cristalina (GO), uma lagoa de cristais, formada após a mineração desse tipo de pedra ter feito brotar água do lençol freático, tem atraído turistas pela sua cor e transparência – TV Brasil

Além de poder aproveitar a lagoa, com caiaque, stand up paddle e mergulho, o turista também pode fazer a trilha até a Pedra do Chapéu do Sol, um quartzito de 347 toneladas, com 13,7 metros de comprimento, que se inclina sobre outra pedra. 

Outra experiência diferente que tem atraído visitantes nos arredores de Brasília é o Balancéu – como o nome já dá a dica, um balanço que parece alcançar o céu. A atração foi montada no limite de um desnível de 290 metros de altura na Chapada da Contagem, em Brasília. Cada visitante pode balançar por 30 minutos, admirando o céu acima, a natureza abaixo e um horizonte de tirar o fôlego.

TURISMO RURAL TURISMO RURAL

Balancéu foi montado no limite de um desnível de 290 metros de altura na Chapada da Contagem, em Brasília – TV Brasil

“Não é só a sensação do balanço em si, mas toda a paisagem, enfrentar nossos medos, o desconhecido que gera aquele desconforto, mas que, quando você se solta, aproveita ainda mais”, conta a turista Cristiane Mesquita. O proprietário, Marcus Heisi, afirma que, em um ano, mais de 2 mil pessoas já curtiram a experiência.

O episódio Turismo rural: uma saída perto de casa, do Caminhos da Reportagem, vai ao ar neste domingo (25), às 22h, na TV Brasil.

Edição: Lílian Beraldo

Fonte: EBC Geral

Comentários do Facebook

Educação

Em função da calamidade no Rio Grande do Sul, Governo adia Concurso Público Nacional Unificado

Publicados

em

A nova data será anunciada quando houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional

Em razão da situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será adiado em todo o país. A nova data vai ser anunciada assim que houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira, 3 de maio, pela ministra da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, Esther Dweck.

A decisão foi tomada de forma coletiva, após análise das condições no Rio Grande do Sul, em conjunto com a Advocacia-Geral da União (AGU), a Defensoria Pública da União (DPU) e a Procuradoria-geral do Estado do Rio Grande do Sul, além do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A oficialização da medida foi efetivada a partir de um Termo de Acordo (confira em anexo).

“Essa decisão de adiamento busca garantir a integridade dos participantes, inclusive sua integridade física nas regiões onde seria impossível o deslocamento. Mas é uma integridade em todas as dimensões, preservando a vida das pessoas e também conferindo segurança jurídica ao concurso, que é algo essencial para todo mundo que está prestando concurso”, afirmou Esther Dweck.

A ministra assegurou que nos próximos dias, após a resolução das questões logísticas envolvidas, será anunciada a nova data. “Não temos uma nova data. Eu quero deixar claro que podemos, nas próximas semanas, divulgar a nova data. Nesse momento, toda a questão logística envolvida com a prova não nos permite dar uma nova data com segurança. A gente imagina que algumas semanas, ou até menos, a gente consiga divulgar a nova data”, enfatizou.

A ministra Esther Dweck enfatizou que a solução é a mais segura para todos em todo o país, ao garantir as mesmas chances para todos os candidatos em todos os lugares. “O adiamento reforça o compromisso do governo com a construção de um país melhor, um país mais inclusivo, com respeito ao próximo e a construção de uma democracia com a cara do Brasil. Por isso a gente não pode deixar ninguém de fora”, declarou Dweck.

O governo ouviu a população gaúcha e decidiu pelo adiamento. O Brasil se solidariza com o Rio Grande do Sul neste momento de dificuldades e vai prestar toda ajuda necessária” Paulo Pimenta, ministro da Secom

EMERGÊNCIA – Para o ministro Paulo Pimenta, a decisão, além de garantir isonomia a todos os candidatos, permite ao Governo Federal focar ainda mais os esforços na ajuda humanitária necessária ao Rio Grande do Sul. “O governo federal ouviu a população gaúcha e decidiu pelo adiamento da prova em todo Brasil. O Brasil se solidariza com o Rio Grande do Sul neste momento de dificuldades e vai prestar toda ajuda necessária”, disse.

O ministro afirmou que o foco do Governo Federal está no resgate das vítimas e restabelecimento das condições básicas de infraestrutura, como desobstrução de vias e restabelecimento de serviços essenciais, como energia elétrica e comunicações. Ele destacou que, devido à continuidade das chuvas, ainda não é possível calcular o alcance total dos danos. “Isso é aquilo que chamamos de segunda etapa: trabalho de reconstrução. E esse levantamento dos valores se dará a partir do plano de trabalho apresentado por cada município e pelo estado, mediante homologação da defesa civil”.

Pimenta disse que não há um valor acordado, mas assegurou que o Governo Federal não estabelecerá um limite para os recursos e irá prover o suporte financeiro necessário para a reconstrução das cidades. “O que o presidente Lula afirmou ontem é que não há limite definido. Vamos disponibilizar o recurso necessário para que, nas questões de responsabilidade do Governo Federal, todos os pleitos de reconstrução sejam atendidos”, declarou. Pimenta e o ministro da Integração de do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, voltam neste sábado para o Rio Grande do Sul para instalar um escritório de governo no estado.

ENEM DOS CONCURSOS – Conhecido como Enem dos Concursos por sua abrangência, o Concurso unificado tem mais de 2,14 milhões de inscritos de todas as regiões do país. Eles vão concorrer a 6.640 vagas em 21 órgãos da Administração Pública Federal. Quando remarcadas, as provas devem ocorrer em 228 municípios de todos os estados e no Distrito Federal.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA