Política

Programa Alego Ativa atende população de Piracanjuba e região

Publicado

em

O município de Piracanjuba, no Sul goiano, distante 90 km da Capital, foi palco neste sábado, 27, da 17ª edição, do programa Alego Ativa, promovido pela Assembleia Legislativa, que abriu com chave de ouro as ações do programa neste segundo semestre de 2022.

O Alego Ativa é uma iniciativa da 19ª Legislatura, presidida pelo deputado Lissauer Vieira (PSD), e que surgiu na perspectiva de fazer a aproximação do Legislativo com os municípios e, principalmente, com a comunidade. 

Idealizador e coordenador do projeto, ex-deputado e diretor de Relações Institucionais da Federação do Comércio de Goiás (Fecomércio-GO), Simeyzon Silveira afirmou que o intuito desse programa é fazer uma aproximação da população, mas uma aproximação efetiva e humana, deixando um legado em cada cidade que a Assembleia Legislativa passar.

“E isso a gente tem conseguido. Estamos aqui para atender a população, que, muitas vezes não tem condições de se deslocar até Goiânia para resolver as diversas pendências. Temos, no Alego Ativa, conseguido resolver essas pequenas demandas. Esse programa leva até o município uma gama de serviços, viabilizados através de nossos parceiros”, discorreu Simeyzon.  

Diretor de Assuntos Institucionais da Alego, Gustavo Sintra atesta que o projeto já está consolidado. “Essa é mais uma edição de êxito. Estamos atendendo Piracanjuba e toda região, e, com certeza, essa é mais uma vitória de todos os servidores e todos os nossos parceiros.”

Representantes de Piracanjuba

Representante do município na Assembleia, o deputado Amauri Ribeiro (União Brasil) falou da aproximação do Legislativo  com a comunidade. “Eu fico extremamente agradecido pela realização, em minha cidade, neste sábado, de mais uma edição do programa Alego Ativa, executado pela Assembleia Legislativa e seus parceiros. É muito importante disponibilizar para a  população serviços que não têm na cidade. O Alego Ativa facilita a vida do cidadão. As atividades aqui executadas neste dia mostram, mais uma vez, que, nós deputados, estamos aí para servir a população.”

Natural de Piracanjuba, o diretor-geral da Alego, Wesley Borges, ressaltou os atendimentos. “Estou muito feliz, eu nasci e cresci aqui. Tenho uma história e uma tradição com essa cidade. Trazer o projeto Alego Ativa e seus parceiros à cidade, é, também, uma forma de a população saber o que acontece dentro da Assembleia Legislativa, como a votação de projetos de lei que defendem os interesses da população. Nas cidades onde já foram realizados esse programa, mais de 88 mil pessoas foram atendidas. Nossa meta, até ao final do ano, é atender mais de 100 mil”, comemorou.

A vice-prefeita de Piracanjuba, professora Lenizia Alvez, enfatizou a contribuição do programa neste momento pós-pandêmico. Disse que o evento é extremamente importante, porque são serviços essenciais que chegam até a população, que às vezes a prefeitura não disponibiliza no município. “Temos uma população carente que precisa desses serviços. Assim, a Assembleia Legislativa e seus parceiros contribuiuem muito para com o município.”

Atendimentos

Nesta edição do programa foram 46 parceiros e 112 frentes de atendimentos. Entre os serviços, atendimentos de saúde, assistência jurídica, emissão de documentos, capacitação profissional, orientação para o produtor rural, corte de cabelos, recreação para crianças e apresentações culturais.

Morador do município, o guarda municipal Lucas Rodrigues aproveitou para emitir a segunda via de documento. Ele estava sem tempo, durante a semana e aproveitou a oportunidade. “Eu vim tirar a segunda via da minha certidão de nascimento, que foi roubada, e fui muito bem atendido”, agradeceu.

Um dos atendimentos mais procurado foi a oftalmologista. A manicure Ângela contou que está com dificuldade de desempenhar seu trabalho, devido ao problema de  visão. “Eu não estou enxergando de perto, só de longe”, contou. Ela foi atendida e recebeu orientação médica necessária.

Feira do produtor

Com a parceria da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), quem passou pelo evento pôde contar com a feira de 18 produtores de Piracanjuba e aproveitar a variedade de produtos: mel, uvas e derivados, queijos, ovos, doces e frutas. Os preços variavam entre 7 a 60 reais.

Durante a abertura do evento, foi entregue o cartão social no valor de R$ 814 para 15 produtores que fizeram o curso de hortaliça. O investimento é para a compra de insumos, com o intuito de fomentar a pequena agricultura na região.

Atividades Infantis

Também, ao longo do dia, o Alego Ativa proporcionou atividades recreativas para as crianças. Além de apresentação dos palhaços Patati e Patata, os pequenos ainda aproveitaram o pula-pula, oficina de pintura, além de muita pipoca e algodão doce. 

A direção do programa informou que uma nova edição será realizada em novembro, em município a ser ainda definido.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA