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Pró-Vítima realiza em Sobradinho II 1ª ação itinerante

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A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) realizou a primeira ação itinerante do programa Pró-Vítima, nesta sexta-feira (25), no estacionamento da Feira Permanente de Sobradinho II, localizada na AR 5 – Setor Oeste. A ação foi realizada por meio da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav) e foi pensada em virtude dos últimos casos de feminicídios ocorridos na cidade, que geraram grande comoção social.

O Programa de Atendimento Multiprofissional às Vítimas de Violência – Pró-Vítima é um projeto de atendimento de psicologia e de assistência social, ofertado pela Sejus, por meio da Subav, voltado a vítimas de violência doméstica, intrafamiliar, psicológica, física, sexual e institucional, e a seus familiares.

“O papel do Pró-Vítima é fomentar políticas públicas que proporcionem às mulheres a construção de sua autonomia”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

Ao buscar o programa, as vítimas são acolhidas e orientadas sobre seus direitos socioassistenciais. Além disso, participam de sessões de terapia de apoio individual, com foco na violência vivenciada, para o restabelecimento do equilíbrio mental e emocional.

A Região Administrativa de Sobradinho II foi escolhida para receber a primeira ação itinerante devido aos assassinatos de Melissa Mazzarello, 41 anos, morta pelo marido no dia 17 de junho, em casa, na Quadra 7, e de Thais da Silva Campos, 27 anos, também morta pelo marido, a tiros, no início da noite do dia 20 de junho, em casa, na Quadra 14.

As ações itinerantes têm o objetivo de descentralizar os atendimentos dos Núcleos de Atendimento do Pró-Vítima, facilitando o acesso à população de todas as regiões. A assistência psicossocial é oferecida por meio de profissionais do programa às vítimas de crimes violentos, de forma a apoiar e empoderar os cidadãos vitimados e seus familiares.

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, “A violência contra a mulher é manifestada de formas distintas, ferindo a dignidade das nossas mulheres. O papel do Pró-Vítima é fomentar políticas públicas que proporcionem às mulheres a construção de sua autonomia, trazendo consciência para a sociedade acerca dos tipos de abusos sofridos e como combatê-los, além de prestar atendimento psicossocial às vítimas desses crimes”.

Atualmente, existem oito Núcleos de Atendimento do Pró-Vítima. Saiba onde está localizado cada um e conheça outros canais de denúncia:

Ceilândia
Shopping Popular de Ceilândia – Espaço na Hora
(61) 2104-1480 | (61) 99245-5207

Guará
Lúcio Costa QELC Alpendre dos Jovens – Lúcio Costa
(61) 99276-3453

Paranoá
Quadra 05, Conjunto 03, Área Especial D – Parque de Obras
(61) 99173-2281

Planaltina
Fórum Desembargador Lúcio Batista Arantes, 1º Andar, Salas 111/114
(61) 3103-2405 | 99276-5279

Plano Piloto/Sede
Estação Rodoferroviária, Ala Norte, Sala 04
(61) 2104-4288 | (61) 2104-4289

Taguatinga
Administração Regional de Taguatinga – Espaço da Mulher – Praça do Relógio
(61) 99168-0556

Canais de denúncia

. Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 – Lei Maria da Penha
O serviço presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. Registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgão competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

. Polícia Civil do Distrito Federal  – Ligue 197 – Disque Denúncia
Além do Ligue 197, a Polícia Civil recebe denúncias pelo e-mail [email protected], garantindo o sigilo. Canais disponíveis 24 horas por dia, todos os dias. Ligação gratuita.

Núcleo de Assistência Jurídica de Defesa da Mulher (Nudem)
Fórum José Júlio Leal Fagundes, Setor de Múltiplas Atividades Sul, Trecho 3, Lotes 4/6, BL 4. (061) 3103-1926 | 3103-1928 | 3103-1765. E-mail: [email protected]

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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