Minas Gerais

Prevenção e combate a incêndios florestais ganham reforço em Minas

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O Instituto Estadual de Florestas (IEF) intensifica os trabalhos de prevenção e combate para a temporada 2021 de incêndios florestais em Minas Gerais, com a contratação de um pacote de serviços e a implantação de dez novas Unidades Operacionais (UOp), localizadas em unidades de conservação e em bases operacionais do Previncêndio. 

Para reforçar a estrutura já existente foram adquiridos equipamentos, veículos (17 caminhonetes 4×4 e quatro caminhões) e contratados mais de uma centena de profissionais, por meio de recursos da compensação minerária, taxa paga por empreendimentos do setor ao Estado. O reforço estará à disposição para atendimento a 52 unidades de conservação estaduais (UC).

Localização

As UCs de proteção integral que passaram a contar com as UOps estão localizadas na área de abrangência do programa Previncêndio, nas bacias dos rios Doce e São Francisco.

As Unidades Operacionais serão responsáveis pelo desenvolvimento tanto de ações preventivas e de combate quanto de gerenciamento das informações sobre as ocorrências de incêndios. As salas de Situação e Operações recebem e encaminham para as UOps as demandas de alimentação, reforço dos efetivos e emprego de aeronaves nos combates, com intensa atividade nos meses de agosto e outubro, ápice das ocorrências de incêndios florestais no estado.

Recursos

As caminhonetes 4×4 disponibilizadas são equipadas com motobomba e reservatório de 500 litros, roçadeiras e sopradores, além de outros equipamentos manuais para uso no combate às chamas. “Todos os recursos serão destinadas às unidades de conservação abrangidas, de forma direta, com a atuação dos brigadistas e indireta com os operadores das Salas de Situação e Operação”, explica o gerente de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do IEF, Rodrigo Bueno Belo.

O trabalho realizado pelos novos contratados é complementar ao que já é realizado rotineiramente pelos servidores do IEF, como: roçada manual e mecanizada; construção e manutenção de aceiros manuais e execução de queimas preventivas; rondas de monitoramento; verificação de focos de incêndio; operação de sistemas de detecção por vídeo vigilância. Também serão incumbidos da remoção de espécies vegetais exóticas que contribuem para a propagação do fogo; plantio de mudas para recomposição das áreas atingidas por incêndios; coleta de dados para monitoramento das áreas atingidas pelos incêndios e queimas preventivas.

Alinhamento

As unidades regionais do IEF também já deram início às reuniões de alinhamento de informações sobre prevenção e combate aos incêndios florestais em 2021. A rodada de encontros reuniu gerentes e funcionários de unidades de conservação estaduais, considerando a proximidade do início da temporada de incêndios.

Todas as 14 Unidades Regionais de Florestas e Biodiversidade (URFBio) do IEF participaram do alinhamento, que discutiu o balanço de ocorrências de incêndios florestais em 2021 e a contratação temporária de brigadistas, entre outros pontos.

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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