Cidades

Prefeitura realiza 2ª edição da Secretaria da Mulher + Saúde nos Bairros neste sábado, 27

Publicado

em


A Prefeitura de Goiânia realiza, neste sábado (27/11), a 2ª edição da Secretaria da Mulher + Saúde nos Bairros, que tem o objetivo de levar atendimento especializado para as mulheres da região Oeste de Goiânia. O projeto da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e contará com a presença do prefeito Rogério Cruz.

O evento será realizado na Escola Municipal Dom Tomás Balduino, localizada na Rua da Liberdade, 171-229, Residencial Jardins do Cerrado 1, das 9h às 14h, com serviços de saúde, atendimentos psicológicos, jurídicos e sociais, além de capacitação profissional, oficinas, palestras e rodas de conversas.  A ação faz parte do plano de governo do prefeito Rogério Cruz e pretende atender mais de duas mil mulheres da região.

Para a secretária da Mulher, Tatiana Lemos, o projeto é um marco da gestão atual e o primeiro a levar serviços in loco direcionados para mulheres. “A maioria das mulheres sequer tem conhecimento das políticas públicas existentes direcionadas a elas, e se sabem, a maior parte não tem condição financeira de se deslocar até a secretaria para ter acesso a esses serviços. Levar tudo isso aos bairros é uma responsabilidade social,” lembrou Tatiana.

No evento também haverá inscrição para o programa Renda Família + Mulher, para aquelas com o CAD Único atualizado, e o cadastramento para o Núcleo Local de Mulheres. O projeto faz parte do planejamento anual da pasta e pretende cadastrar mulheres lideranças nas regiões para que essas voluntárias possam integrar a Rede de Proteção às Mulheres.

“Para chegarmos às mulheres em situação de violência e vulnerabilidade é fundamental o apoio dessas lideranças representativas nos bairros. Elas podem nos direcionar mais facilmente para quem está precisando de atendimento e proteção contra a violência, pois a ligação afetiva entre as moradoras amplia ainda mais a chance de denúncia,” destacou Tatiana.

Às 9h haverá coletiva de imprensa com o prefeito Rogério Cruz, a secretária Tatiana Lemos, da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, e o secretário Durval Ferreira, da Secretaria Municipal de Saúde. O uso de máscaras é obrigatório.

O projeto conta com o suporte da Comurg, Secom, AGCM, Seinfra, Semad, SME, Sedec, Agetul, Secult, Sictec, CMTC, SMM e o Programa Mulher Mais Segura da GCM. O evento também conta com o apoio da Fieg Senai e Sesi, Sebrae, Enel, Unimed Goiânia, Conecta Brasil, Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CMDM), Faculdade de Farmácia (UFG), CA de Farmácia, Lafaco e lideranças da região Oeste.
 
Na área jurídica, os atendimentos contam com o apoio do Tribunal de Justiça de Goiás, da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJ-GO, Liga Acadêmica de Acessibilidade ao Direito da PUC-GO, Núcleo de Estudantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Fundamentais e Socioambientais, Instituto Planejar, Comissão da Mulher Voluntária da OAB/GO e Grupo Politizar (UFG).
 
Veja abaixo a lista de serviços que serão disponibilizados de forma gratuita para as mulheres:
 
• Atendimento Psicológico
• Atendimento Jurídico em parceria com o Tribunal de Justiça de Goiás
• Atendimento Social
• Inscrição para Cursos de Capacitação
• Oficina de Empreendedorismo e Autoestima
• Oficina de informática para idosas
• Oficina de Costura (reta/overlock)
• Oficina de Chocolate
• Oficina de regulagem de máquina de costura
• Inscrição para Renda Família + Mulher
• Troca de lâmpadas por Led (Enel)
• Vacinas de Covid, HPV e H1N1
• Consulta Médica
• Exame de Prevenção (Papanicolau)
• Encaminhamento para Mamografia
• Prevenção de Câncer de Boca
• Aferição de pressão e glicose
• Educação em saúde e prevenção
• Informações sobre vacinas pela UFG
• Criação do Núcleo Local de Mulheres
• Banco de Vagas (SINE)
• Entre outros.
 
Serviço
Assunto: 2ª edição da Secretaria da Mulher + Saúde nos Bairros
Data: 27 de novembro
Horário: 9h às 14h
Local: Escola Municipal Dom Tomas Balduino, no Jardins do Cerrado 1
 
Afif Sarhan, da editoria de Políticas para as Mulheres

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA