Cidades

Prefeitura de Goiânia faz limpeza e manutenção diária em 1,3 mil praças, que são opções de lazer

Publicado

em

Funcionários da Prefeitura de Goiânia fazem limpeza e manutenção diária de 1,3 mil praças, que se tornaram boas opções de lazer e descanso. As equipes da Companhia de Urbanização (Comurg) executam, por exemplo, serviços de ajardinamento, que tornam a cidade mais verde e florida. Outro atrativo das praças são os pet places, voltados para cães e gatos.

O prefeito Rogério Cruz afirma que esses espaços não só são opções de lazer, como também contribuem para valorizar imóveis na região em que são construídas. “Goiânia vai continuar a ser conhecida por suas belas praças e parques, espaços de lazer ao ar livre, com muito verde e flores, atenciosamente cuidados pela prefeitura”, conta.

O presidente da Comurg, Alisson Borges, lembra que somente neste primeiro semestre de 2022, 26 foram revitalizadas e 18 construídas. Segundo ele, com o adensamento das áreas urbanas, as praças se tornaram alvos de grande procura da população. “É um ambiente para toda a família. Contato com a natureza, práticas esportivas e principalmente socialização”, reforça.

Entre as mais de mil praças municipais, a prefeitura lista pelo menos oito que merecem ser visitadas:

  1. Praça do Ipê
    Localiza-se no cruzamento das ruas T-19 e T-29 com a Avenida T-1, uma das áreas mais movimentadas da cidade. O local já possuía árvores nativas do Cerrado, como o ipê, que deu nome ao lugar, e ainda foi escolhida pela gestão Rogério Cruz para ser projeto-piloto de técnicas de paisagismo trazidas da Universidade de Brasília (UnB).
  2. Praça Professor Felicíssimo do Espírito Santo
    Pequena, pouco conhecida, localizada na Rua 7, no Centro, o espaço conta com calçamento com acessibilidade. Destaque para uma fonte que remete à obra “A Samaritana”, produzida pelo gari da Comurg Onildes Alves dos Santos (Bili).
  3. Praça Cívica
    A Praça Pedro Ludovico Teixeira foi construída em 1933. Marca a construção de Goiânia e abriga a sede do governo estadual. Projetada pelo urbanista Atílio Corrêa Lima, sedia importante patrimônio Art Decó, como o Museu Goiano Zoroastro Artiaga e o Palácio das Esmeraldas.
  4. Praça do Jacaré
    Situada na Rua Dr. João Alves de Castro, Setor Crimeia Oeste, é um bom ambiente para encontros de amigos.
  5. Praça Universitária
    Considerada museu a céu aberto, a Praça Universitária contempla pista de caminhada e espaço para prática de exercícios. Possui também uma biblioteca e diversas esculturas espalhadas pela praça.
  6. Praça do Cruzeiro
    Praça Comendador Germano Roriz é um espaço de convivência para toda a família e conta com parque infantil, estação de ginástica e espelho d´água. Após revitalização, o local recebeu um ajardinamento mais moderno, com árvores nativas, plantas resistentes e coloridas.
  7. Praça do Avião
    Localizada no Setor Aeroporto, abriga uma réplica do 14-Bis, a primeira aeronave construída pelo aviador brasileiro Santos Dumont. Também conta com área verde, parque infantil, pista de esportes e espaço para ginástica.
  8. Praça Tamandaré
    Já foi considerada reduto de intelectuais, poetas, artistas e jovens nas décadas de 70 e 80. Está localizada na Avenida Assis Chateaubriand, no Setor Oeste. O espaço é um refúgio verde em meio a prédios e ruas movimentadas que abriga a famosa Feira da Lua, realizada todos os sábados.

Companhia de Urbanização de Goiânia – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA