Cidades

Prefeitura de Goiânia entrega certificados à primeira turma do Curso de Mecânica de Motocicletas formado por mulheres

Publicado

em

A Prefeitura de Goiânia entregou, na noite desta terça-feira (13/12), certificados para 12 alunas da primeira turma do curso profissionalizante de Mecânica de Motocicletas para Mulheres. A capacitação é oferecida por intermédio de parceria entre a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), destinada exclusivamente a mulheres em situação de vulnerabilidade social. A cerimônia ocorreu na Escola Senai, localizada na Vila Canaã.

O curso de Mecânica de Motocicletas para Mulheres é realizado pela primeira vez em Goiânia. A capacitação teve duração de quatro meses, e as aulas foram divididas em teoria e prática. A equipe de professores foi composta pelo corpo docente do Senai e mecânicos da Saga Motos. As alunas aprenderam noções básicas de mecânica, manutenção em motores, freios, troca de óleo e reparação de peças em motos, além de orientações sobre como entrar no mercado de trabalho e empreendedorismo.

Joana Iris Alves, de 27 anos, foi uma das alunas que concluiu o curso e agora planeja mudar de profissão. Ela é mãe de dois filhos e se emociona ao falar que a capacitação “trouxe ânimo para sua vida”. “Estou emocionada. Passei por muitos obstáculos para conquistar o que sempre sonhei. Agora sou mecânica com muito orgulho. Lugar de mulher é onde ela quiser”, frisou.

Veronica Pereira Soares, de 47 anos, também se destacou no curso de Mecânica de Motocicletas, e diz se sentir realizada. “Gostei demais do curso. Sempre sonhei em estudar mecânica e nunca tive oportunidade. Eu agradeço à Secretaria da Mulher, que me ajudou a concretizar esse sonho”, completou.

Durante a entrega dos certificados, a secretária de Políticas para as Mulheres, Tatiana Lemos, reforçou que a Prefeitura de Goiânia faz parcerias com as melhores instituições de ensino profissionalizantes de Goiás para oferecer capacitação qualificada para o público feminino. “Os cursos visam, também, resgatar as mulheres que enfrentam algum tipo de violência, com o intuito de auxiliá-las a obter independência financeira e, assim, ingressar no mercado de trabalho”, afirmou a secretária, ao parabenizar as formandas.

Cursos profissionalizantes gratuitos
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, desenvolve série de ações e serviços voltados ao público feminino residente na capital. O trabalho tem por objetivo ampliar oportunidades, garantir o bem-estar e saúde, além de combater toda forma de violação dos direitos, discriminação e violência contra mulheres.

Uma das iniciativas é a oferta de cursos gratuitos a mulheres em situação de vulnerabilidade social. A ação ajuda milhares delas a buscar independência financeira e, muitas vezes, romper o ciclo de violência em que estão inseridas. Já foram oferecidos mais de 7 mil cursos de capacitação neste ano em parceria com o Senai, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Instituto Federal de Goiás (IFG).

Sobre as capacitações, o prefeito Rogério Cruz destaca a importância de assegurar às mulheres independência financeira para que possam sair do ciclo de violência e cuidar de suas famílias com segurança. “Educação é o melhor caminho para inserção no mercado de trabalho”, ressalta.

Dentre os cursos oferecidos estão: embelezamento das mãos e dos pés, modelagem e henna para sobrancelhas, corte e costura, assentamento de cerâmica, panificação, confeitaria, manutenção de celulares, manutenção de computadores, gastronomia, empreendedorismo e tábua de Frios. Já se formaram mais de 4, 8 mil alunas.

Foto: SMPM

Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia – GO

Comentários do Facebook

Ação Social

Agehab começa construção de casas a custo zero em 43 novos municípios

Publicados

em

Ordens de serviço para início das primeiras obras já estão assinadas. São mais 1,7 mil moradias nos próximos meses com investimento de R$ 310 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), dá início ainda este mês às obras de mais 1,7 mil casas a custo zero, em 43 novos municípios (confira lista abaixo). As moradias devem ser entregues nos próximos meses. As ordens de serviço (OS’s) para os primeiros 15 canteiros de obras já estão assinadas, o que significa liberação imediata para as construtoras iniciarem os trabalhos.

Em maio, vão ser assinadas outras 18 ordens de serviço e mais 10, em junho. De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o volume do trabalho realizado hoje pela Agência é histórico, já que nunca antes na trajetória das políticas públicas estaduais de habitação foram construídas tantas unidades habitacionais. “O mais significativo é que a gestão Ronaldo Caiado chegou a um número inédito de unidades a custo zero e com qualidade. Qualquer cidadão que visitar um dos nossos canteiros poderá observar o alto padrão em que estão sendo empregados os recursos do contribuinte goiano”, destaca o gestor.

Baldy ressalta também que estes resultados se alinham com a determinação do governador de ampliar e facilitar o acesso às políticas de habitação de interesse social de Goiás especialmente para a famílias que mais precisam. “Tanto o governador como a primeira-dama Gracinha Caiado, que é a coordenadora do Goiás Social, fizeram do atendimento social no Estado uma prioridade”, sublinha.

Para o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, todos os esforços estão focados nesses objetivos com uma preocupação adicional: atender todos os municípios goianos, contribuindo assim para o desenvolvimento de todas as regiões. “É uma diretriz da gestão Caiado estar presente em todos os cantos de Goiás com atendimentos sociais, entre os quais está inserida a habitação”, frisa. Com essas novas moradias a custo zero, iniciadas agora, lembra o secretário, estão sendo injetados na economia goiana mais de R$ 310 milhões de investimentos, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Com estes novos municípios, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero teve um crescimento de mais de 10%, expandindo sua presença de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa, que passa a alcançar 58% dos 246 municípios que integram o Estado. Além disso, houve um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais contratadas.

Para ser atendido, o município precisa propor ao Estado a cessão de terreno regularizados para a construção das unidades. “O Governo de Goiás quer atender todos, sem exceção. Basta que os prefeitos entrem na parceria com a Agehab, oferecendo os espaços urbanos regularizados para a construção das unidades”, salienta Alexandre Baldy.

Novos canteiros de obras:
Água Limpa, Bela Vista de Goiás, Bonópolis, Bom Jardim, Buriti Alegre, Caiapônia, Carmo do Rio Verde, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Diorama, Estrela do Norte, Faina, Formoso, Goiandira, Hidrolândia, Itauçu, Itapaci, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Matrinchã, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Quirinópolis (Módulo III), Quirinópolis (Módulo IV), Rubiataba, Santa Fé de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, São Luís dos Montes Belos, Silvânia, Taquaral de Goiás, Turvelândia, Uruana, Vianópolis, Vila Boa, Vila Propício.

Fotos: Octacílio Queiroz / Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA