Política

Por proposta de Cairo Salim, Alego homenageou destaques políticos com Título de Cidadania, nesta 2ª-feira, 6

Publicado

em

A Assembleia Legislativa homenageou com Título de Cidadão Goiano quatro pessoas oriundas de outros estados e que estão radicadas em Goiás há vários anos, trabalhando em prol do desenvolvimento do nosso estado. O evento, proposto pelo deputado Cairo Salim (PSD), teve lugar no plenário Iris Rezende do Palácio Maguito Vilela, na manhã desta segunda-feira, 6. 

Compuseram a mesa dos trabalhos, junto com o deputado Cairo Salim: o deputado federal Delegado Waldir (UB); a primeira-dama de Goianésia, Eloá Fernandes Alarcon Menezes; o prefeito de Goianésia, Leonardo Menezes (UB); a prefeita do município de Edealina, Dolores Cristina Leandro Neves (UB); o empresário e ex-prefeito de Edealina Vantuir Alves de Oliveira; o prefeito de Santo Antônio do Descoberto, Aleandro Olício Caldato (UB); prefeito de Cezarina, Valtenir Gonçalves da Silva (UB); e primeira-dama de Cezarina, Ozilene Rubim Melo. 

Ao conduzir a cerimônia, Salim falou da importância de poder reconhecer o trabalho de pessoas dedicadas a melhorar as condições de vida da população. “Sou muito criterioso nas minhas escolhas. Gosto de homenagear quem realmente faz jus ao reconhecimento”, afirmou. 

O parlamentar ressaltou a atuação de cada um dos homenageados e o relevante trabalho que realizam em prol das populações nas quais estão inseridos, com a melhoria na educação, trabalho e qualidade de vida. Cairo ressaltou, ainda, que contribuiu com as emendas parlamentares revertidas em benefícios. 

As homenageadas Ozilene Melo, primeira-dama de Cezarina, e Eloá Alarcon, primeira-dama de Goianésia e secretária de Promoção Social, da Mulher, Família e Direitos Humanos, demonstraram a gratidão pelo reconhecimento do Parlamento de Goiás. 

Eloá destacou o trabalho que tem sido realizado pela atual gestão de Goianésia, por intermédio da pasta que representa, a favor das pessoas com deficiência, a exemplo dos surdos, dos que se utilizam de cadeiras de rodas para a locomoção e, ainda, para com os autistas. “Sou privilegiada por ter pessoas que trabalham comigo, com tanto amor.”

Por sua vez, Vantuir Alves de Oliveira falou da sua gratidão pelo reconhecimento. “Fazia muito tempo que não me emocionava tanto quanto hoje”, afirmou, ao relembrar a época em que escolheu o estado para viver e os desafios enfrentados. “Cheguei em Goiás em 1986 e sempre trabalhei com o objetivo de vencer. Enfrentamos muita dificuldade, mas continuamos lutando e produzindo. Fui vereador, vice-prefeito e prefeito de Edealina, trilhamos o bom caminho.” 

Por fim, Aleandro Olício Caldato, prefeito de Santo Antônio do Descoberto, fez uso da tribuna e salientou a importância do reconhecimento. 

Agraciados

Dentre os agraciados pelo título, três são originários do estado de São Paulo e uma do estado do Maranhão. 

Eloá Fernandes Alarcon Menezes, nasceu em São Paulo, filha de Sérgio Oncala Alarcon e Maria Lucia Fernandes Alarcon. Casada com Leonardo Silva Menezes, prefeito de Goianésia, e mãe de dois filhos, Camila Alarcon Menezes e José Neto Alarcon Menezes. 

À frente da Secretaria da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do município de Goianésia, tem Eloá trabalhado na promoção dos direitos humanos das minorias e no cumprimento das políticas públicas de promoção social, que auxiliam as famílias do município, voltada à integração da população.

O prefeito de Santo Antônio do Descoberto, Aleandro Caldato, nasceu em Araçatuba (SP) e reside no município goiano há mais de 13 anos. Casado com Vanessa Machado Caldato, com quem tem duas filhas: Laura Caldato e Alice Caldato. Enquanto administrador de empresas, é proprietário de oito empresas, dentre elas, cinco instaladas no município. Atuou na presidência do Sindicato Rural em Santo Antônio do Descoberto e, em 2017, foi eleito vice-prefeito. 

Ozilene Rubens de Melo, nascida no município de Lago da Pedra (MA), é a primeira-dama de Cezarina. De origem humilde, trabalhou como doméstica na casa de Nanciara, esposa de Braz Fratari, ex-prefeito do município. Hoje, ao lado do atual chefe do Executivo daquele município, tem a oportunidade de trabalhar por melhorias para a cidade. À frente da assistência social busca ajudar as necessidades da população mais carente.

Vantuir Alves de Oliveira, nascido no município de Ituverava (SP), chegou em Edealina em 1986. Desde o início, se dedicou ao agronegócio. É sócio proprietário da VR Bom Sucesso. Com o objetivo de fazer mais pelo município, em 1992 deu início à carreira política, eleito vereador naquele município. Em 1996, foi vice-prefeito. Por fim, em 2004, foi eleito prefeito.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA