Política

Por iniciativa de Coronel Adailton, Alego promoveu sessão solene em homenagem aos policiais penais nesta 2ª-feira, 5

Publicado

em

Por iniciativa do deputado Coronel Adailton (PRTB), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na manhã dessa segunda-feira, 5, sessão solene para a entrega do Certificado de Mérito Legislativo aos policiais penais que atuam no Estado. A solenidade teve lugar no plenário Iris Rezende Machado, do Palácio Maguito Vilela, sede da Alego e contou com a presença do deputado federal Dr. Zacharias Calil (UB).

Ao discursar na sessão solene, o deputado Coronel Adailton enalteceu o trabalho realizado pela categoria em Goiás. O parlamentar ressaltou que se trata de um trabalho exemplar e que serve de referência para outros estados. O Dia do Policial Penal é comemorado em 4 de dezembro.

Coronel Adailton externou a gratidão dele aos policiais penais de Goiás, com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo a representantes da categoria, escolhidos pelo seu gabinete e por entidade ligadas a eles, como a Associação dos Policiais Penais de Goiás. O deputado deixou claro que a categoria trabalha em harmonia com os demais setores da segurança pública no Estado.

“Esse trabalho de integração obteve resultados positivos para a segurança pública, em Goiás, nesses últimos quatro anos”. O parlamentar destacou ainda que vem mantendo contato com o governador Ronaldo Caiado (UB), visando resolver logo a questão dos servidores temporários, que ainda prestam serviço na segurança pública.

Adailton aproveitou, ainda, para enaltecer o serviço prestado na área educacional pelas 64 unidades dos colégios militares no Estado. E assegurou que, no que depender dele, vai continuar se esforçando para que a Educação em Goiás seja sempre referência para outros estados.

O deputado federal Dr. Zacharias Calil também participou da sessão solene realizada por iniciativa do deputado Coronel Adailton, em homenagem aos policiais penais do estado de Goiás e ressaltou a importância da solenidade. “É motivo de enorme satisfação e alegria participar dessa justa homenagem, pois tenho uma filha que é policial penal e sei da importância dessa profissão para a nossa sociedade”, disse.

O diretor-geral da Polícia Penal, Josimar Pires Nicolau do Nascimento, também discursou na sessão solene. Ele agradeceu ao deputado Coronel Adailton pela lembrança da categoria. E ressaltou que, hoje, a polícia penal, faz parte constitucionalmente da segurança pública no País.

Josimar disse que a homenagem aos representantes da categoria é justa, porque são homens e mulheres que garantem a segurança e o estado de direito da sociedade goiana. “Toda vez que o governador fala da Polícia Penal nos enche de orgulho, afinal, sabemos que estamos no caminho certo. A conquista dessa farda passa por desafios. Hoje, os policiais penais sentem orgulho de estar nesta Casa de Leis, ostentando a farda de policial penal”, disse.

Josimar Pires fez um retrospecto do trabalho prestado pela polícia penal em 2022. Ele também agradeceu ao diretor-adjunto de Administração Penitenciária, Firmino José Alves, bem como a toda a categoria. E, ainda, agradeceu também ao deputado federal Dr. Zacharias Calil, presente na sessão, pelo apoio que tem oferecido à categoria. “Graças a Deus e a todos que tem contribuído conosco, estamos conseguindo melhorar a cada dia o sistema penitenciário no estado de Goiás”, finalizou.

Atribuições da Polícia Penal

A Polícia Penal trabalha para garantir os direitos e deveres na execução penal, promovendo a custódia e a ressocialização das pessoas privadas de liberdade. Antigamente eram conhecidos como agentes penitenciários, mas a Emenda Constitucional nº 104, de 4 de dezembro de 2019, alterou os artigos 21, inciso XIV, o artigo 32 § 4º e o artigo 144, criando a função e delegando ao Estado a função de zelar pela população carcerária e pela infraestrutura dos presídios de Goiás.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA