Política

Por iniciativa da deputada Delegada Adriana Accorsi, Alego condecorou pessoas negras na noite dessa terça-feira, 22

Publicado

em

Por iniciativa da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promoveu nessa terça-feira, 22, sessão solene para entrega de Certificado do Mérito Legislativo em homenagem a pessoas negras de destaque em Goiás. A solenidade teve lugar no plenário Iris Rezende, no Palácio Maguito Vilela, em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado anualmente em 20 de novembro.

A sessão especial foi aberta pela apresentação da cantora Thayná Janaína, seguida pelo cantor Ricardo Oliveira.

Além da deputada propositora da sessão, que presidiu os trabalhos, a mesa foi composta por: coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado, Iêda Leal; presidente da Câmara de Vereadores de Goianira, Katia Alves Tourinho (Rede); vereadora Elenízia da Mata de Jesus (PT), da cidade de Goiás; vereadora Domingas Gouveia de Carvalho (SD), de Itauçu; secretário de políticas da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Erivânio Herculano da Silva, representando o SindSaúde; presidente do Conselho de Alimentação Escolar e conselheira tutelar, Katia Regina Neres Reis; empresária Eliana Regina da Silva; presidente do Conselho Estadual da Mulher, Ana Rita Marcelo de Castro.

Discursos

Adriana Accorsi destacou a importância da sessão solene. “Me sinto muito emocionada em poder, nesta Casa de Leis, prestar uma homenagem tão importante aos que aqui receberão o Certificado de Mérito Legislativo, que foi criado para homenagear personalidades que exercem notáveis serviços para o estado de Goiás.”

A petista citou projetos de lei importantes que elaborou durante seus mandatos. “Tenho o orgulho de dizer que em todos os meus mandatos como deputada estadual, sou autora de diversos projetos de leis e requerimentos que, juntos, são importantes políticas públicas para a redução de desigualdades estruturais no nosso País. Posso aqui citar o projeto de lei que institui cotas raciais nos concursos públicos para cargos efetivos no judiciário goiano e a lei que reserva vagas de estágio para pessoas negras em programas de estágio do poder público do estado de Goiás.”

A parlamentar afirmou que é preciso ter a consciência de que a luta contra o racismo, contra a discriminação, pela oferta de oportunidades iguais a todos, exige ainda muita luta, muita determinação. “Temos a obrigação de avançar ainda mais. Novembro, mês da consciência negra, é um mês de resgate da memória e de luta do povo negro, somos uma nação diversa, plural, com características africanas marcadamente impressas em nossos costumes, em nossa língua e nas manifestações artísticas, o que nos enche de orgulho.”

A legisladora encerrou seu discurso com um pensamento da ativista norte-americana Angela Davis: “Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista”.

Sonhos

A vereadora da cidade de Goiás, Elenízia da Mata de Jesus, subiu à tribuna para falar em nome dos condecorados. “Trago comigo o dom dos meus antepassados e, juntos, carregamos o sonho de que pessoas pretas podem ocupar espaços de representatividade. Acredito na força emanada que temos para construir palavras que possam traduzir o momento importante que vivemos.”

Segundo ela, viver esse momento de tributo é, de fato, algo que se deve celebrar. “Te convido a celebrar a resistência do povo preto. Hoje, agora, depois de tantas guerras, devemos celebrar esse tributo.”

Coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado, Iêda Leal destacou que é dia de salvar as pessoas negras. “Todas as pessoas presentes nesse auditório precisam entender que nosso País é de maioria negra. Agradeço a deputada Accorsi, que agora será deputada federal que vai ajudar (o presidente) Lula. Agora, teremos aqui, como deputada estadual, Bia de Lima. Mês de novembro é mês de luta.”

Dia da Consciência Negra

A Lei 12.519, de 2011, instituiu oficialmente o dia 20 de novembro como Dia da Consciência Negra, com o intuito de chamar a atenção da sociedade para o racismo estrutural e propor a reflexão das suas consequências para a população negra. A lei deixa aberta a possibilidade de estabelecimento de feriado em tal data, que fica a critério dos municípios e dos estados.  

A data instituída pela Lei nº 12.519/2011 e sancionada pela então presidente Dilma Rousseff, faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares (localizado entre Alagoas e Pernambuco), morto por bandeirantes, em 1695.  Nesse sentido, o 20 de novembro relembra a luta dos negros contra a opressão e o racismo.

Homenageados com Certificado Personalidade de Destaque 2022

Elenízia da Mata De Jesus

Ana Rita Marcelo de Castro

Cristiane Rosa de Brito Silva

Domingas Gouveia de Carvalho

Eliana Regina da Silva Turchetti

Fernanda Janaína Monteiro Raiol

Iaracélia Leal de Souza

Iêda Leal de Souza

Kátia Regina Neres Reis

Kátia Alves Tourinho

Walkiria Jardim de Barros

Maria Aparecida Alves da Silva

Maria Luiza Moura Oliveira

Nádia Beatriz Martins Garcia Pereira

Thayná Janaina Soares Nazareth

Homenageados com Certificado do Mérito Legislativo

Ana Lúcia Pereira da Costa

André Luiz Barbosa do Nascimento

Antônia Maria da Silva Luz

Cássio Cardoso

Clarinda Cristina Sousa Brito

Claudia Lúcia Rosa

Eduarda Ribeiro da Silva

Erivânio Herculano da Silva

Flavia Cristina Marques

Geovanna de Castro Tavares

Ivan Barbosa De Oliveira

Janaina Dias Soldeira

João Batista Ribeiro de Oliveira

João Pereira Nunes

John Maia Gomes

Josenanes Rodrigues Damazio Junior

Joyce Pereira Franca

Juliana Jardel

Juliana Ribeiro

Leonlivier Max Garcia Pereira

Lucas Rangel Barbosa

Lucyana Pereira da Costa

Luzia Nachilenga Cambuta Antônio

Magnólia Borges do Lago

Marcia Cristina Aparecida Dos Santos

Marco Aurélio dos Santos

Marcos Souza Lima

Marcos Vinícius Soares Barbosa

Maria Carolina Dias e Silva

Maria Luiza Fernandes de Jesus

Maria Zita Ferreira

Nelson Alves Ferreira

Regina Aparecida de Oliveira Vargas

Reginaldo Barbosa Santos

Ricardo Souza de Oliveira

Ruth Aparecida Maroues

Sandra Regina Martins Gomes

Susan Maria da Graça Castro Dos Santos

Thereza Ohana Alves dos Santos

Thiago Chiba Dos Santos

Valéria Nunes da Silva Santos

Yordanna Lara Pereira Rêgo

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA