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População pode acompanhar debate para aprimorar assistência social no DF

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Já está disponível no site da Secretária de Desenvolvimento Social (Sedes) o formulário de inscrição para os observadores que tem interesse em acompanhar a 14º Conferência Distrital de Assistência Social, marcada para a próxima quinta-feira (21). Qualquer pessoa pode se inscrever, independentemente de vínculo com o Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Para participar, acesse: www.sedes.df.gov.br.

“A ideia é abrir espaço para a população acompanhar as discussões e conhecer as propostas levantadas nas sete conferências regionais para aprimorar a política de assistência social do Distrito Federal”, pontua a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

Conferência Distrital

A 14º Conferência Distrital de Assistência Social vai reunir as propostas levadas pelos 169 delegados eleitos para representar as 33 regiões administrativas do DF. Cada um dos sete encontros regionais contou com a participação de usuários, trabalhadores e entidades ligadas ao Suas para avaliar a atual política e apresentar sugestões, que serão debatidas agora na conferência distrital, que terá como tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

“A ideia é abrir espaço para a população acompanhar as discussões e conhecer as propostas levantadas nas sete conferências regionais para aprimorar a política de assistência social do Distrito Federal”Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social

Segundo a presidente do Conselho de Assistência Social do DF (CAS-DF), Kariny Alves, no encontro marcado para a semana que vem será produzido um relatório, que vai ser enviado para o Governo do Distrito Federal (GDF) com as prioridades definidas pelos próprios usuários e trabalhadores do Suas.

“Um balanço que podemos fazer das sete conferências regionais foi a participação expressiva dos usuários das unidades da assistência social. Houve uma mobilização importante dos territórios para envolver a população na discussão e na busca pela melhoria dos serviços”, ressalta.

Dentre os 169 delegados que vão participar da 14º Conferência Distrital de Assistência Social, 12 serão escolhidos para representar o Distrito Federal na XII Conferência Nacional de Assistência Social, marcada entre os dias 7 e 10 de dezembro. Entre os 12 delegados, seis são representantes do GDF e 6 da sociedade civil, sendo dois trabalhadores do Suas, dois usuários e dois representantes de entidades.

Mayara Noronha Rocha reforça que o resultado das discussões na conferência distrital também será levado para o encontro nacional.

“As conferências de assistência social são um espaço democrático, onde todos podem acompanhar o que está sendo feito e sugerir novas ações para aprimorar cada vez mais os nossos serviços e tornar a assistência social um espaço de combate às desigualdades e de inclusão”, finaliza.

*Com informações da Sedes

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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