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População em situação de rua recebe dose de reforço contra a covid-19

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A aplicação de doses de reforço de vacinas contra a covid-19 para pessoas em situação de rua foi intensificada. A primeira ação intersetorial ocorreu nesta quarta-feira (5) no Centro Pop da Asa Sul, unidade da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) especializada no atendimento a esse público. Somente hoje, foram 55 vacinas aplicadas. Mais atividades do tipo devem ocorrer nas próximas semanas.

Ana Paula Sousa foi ao Centro Pop almoçar e aproveitou para atualizar a carteira de vacinação | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

“É uma ação para chegar até essas pessoas. Eles geralmente só procuram a rede de saúde quando estão em situação mais grave e também não têm informações de onde há a vacina. Aqui no Centro Pop é um espaço onde eles já buscam normalmente”, explicou o enfermeiro Rodrigo Silva, que integra a equipe do Consultório na Rua da Secretaria de Saúde.

Eu escolhi me vacinar para me proteger dessa doença, que está muito intensa e não acabou aindaAdeilson Rodrigues, que foi ao Centro Pop se cadastrar para programas sociais

A vacinação também conta com o apoio do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), desenvolvido pela Sedes em parceria com o Instituto Ipês, que levou pessoas em situação de rua para a vacinação.

É o caso de Ana Paula Sousa. Ela foi até o Centro Pop almoçar e atualizou a carteira de vacinação. “Protege e previne muitas coisas. Para, caso pegue o vírus, ele não venha mais forte”, disse. “Eu escolhi me vacinar para me proteger dessa doença, que está muito intensa e não acabou ainda”, completou Adeilson Rodrigues, que foi ao Centro Pop fazer cadastro para programas sociais.

A campanha de vacinação da população em situação de rua teve como prioridade o uso do imunizante da Janssen. A maioria dos vacinados do Centro Pop recebeu o reforço dessa vacina, porém havia disponibilidade dos imunizantes da AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer-BioNTech para quem iniciou o esquema vacinal com outro imunizante, precisava receber a segunda dose ou recebeu a primeira dose apenas hoje.

Fernanda Botelho é psicóloga da Secretaria de Saúde e reforça, com cada um dos atendidos, a necessidade do autocuidado | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

Um dos desafios da equipe da Secretaria de Saúde é identificar a história vacinal de cada cidadão atendido no Centro Pop, pois muitos não possuem mais o cartão de vacina, não lembram qual imunizante receberam ou estavam sem a documentação completa.

“A gente procura no sistema, faz busca no e-SUS, no TrackCare e no sistema da Sedes. Tudo para essa pessoa ter acesso à vacinação”, afirmou a psicóloga Fernanda Botelho, da Secretaria de Saúde e responsável pelo acolhimento. O segundo desafio é o esclarecimento. “A gente informa o básico, o que é a vacina. Minimizamos os receios e as dúvidas. Reforçamos a necessidade do autocuidado”, finalizou a psicóloga.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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