Nacional
PM retira 100 famílias de hotel em São Paulo em reintegração de posse
Famílias que ocupavam um hotel na Rua Augusta, na região central da capital paulista, foram desalojadas hoje (17) em uma reintegração de posse realizada com a presença da Polícia Militar. Segundo a Frente de Luta por Moradia (FLM), movimento responsável pela ocupação, estavam no imóvel cerca de 100 famílias.
No processo de reintegração movido pelo Baixo Augusta Hotel, há registro de que 68 pessoas que viviam no local eram vulneráveis (crianças, idosos ou deficientes físicos). O pedido de despejo foi feito pela empresa proprietária do imóvel no início de abril.
Em resposta à juíza Daniela Dejuste de Paula, da 29ª Vara Cível de São Paulo, a Secretaria Municipal de Assistência Social informou que em reunião realizada na semana passada, apenas quatro famílias demonstraram interesse em receber abrigo nos serviços da prefeitura. A secretaria disse que as famílias não estavam aptas para serem beneficiadas pelos programas municipais de habitação.
Para a magistrada, a falta de possibilidade de moradia permanente para as famílias não permite a ocupação do imóvel particular. “Não é de hoje que a situação habitacional do país encontra-se precária, fato este que não se nega, contudo, atribuir ao particular o ônus de suportar a invasão de seu patrimônio para que o Estado cumpra as políticas públicas necessárias, também não é possível”, disse na decisão.
Pelas redes sociais, a FLM protestou contra o despejo feito na semana mais fria do ano. “Baixas temperaturas nas ruas e nenhuma alternativa para as 100 famílias que moram na ocupação. Para onde irão essas mães com seus filhos?”, diz a publicação do movimento.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências, a massa de ar polar que chegou à capital paulista deve manter as temperaturas hoje em torno dos 14º graus Celsius (C), com as mínimas chegando aos 10º C. Amanhã (18), os termômetros devem marcar 6º C nas horas mais frias do dia.
Edição: Valéria Aguiar
Nacional
Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia
Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.
As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.
Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.
Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.
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