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Na Praça dos Três Poderes, grafiteiros pintam painéis sobre liberdade

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A Praça dos Três Poderes, em Brasília, está ocupada hoje (17) por grafiteiros de todo o país, que ao longo do dia produzirão 11 painéis inspirados em diferentes facetas do tema liberdade.

A ação faz parte das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil e integra o Projeto Liberdades, uma parceria entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Instituto Justiça e Cidadania (IJC).

As artes produzidas nesta terça-feira devem ilustrar uma cartilha voltada ao público jovem com explicações dos ministros do STF sobre diferentes tipos de liberdades civis: do trabalhador, sindical e associativa; de ir e vir, de reunião, de imprensa, de expressão, sexual, de voto, eleitora, empresarial, religiosa e econômica. 

Cada ministro produziu um artigo sobre os temas. Um livro com a íntegra dos artigos também deverá ser lançado em agosto, informou o Supremo. “O projeto integra o Programa de Combate à Desinformação do Supremo, criado para desmentir notícias falsas e difundir informações corretas sobre o STF”, informou a Corte, em nota.

Os grafiteiros participantes foram selecionados por Rafael Araújo dos Santos Barbosa, conhecido como Fael Tujaviu e fundador a Escola Carioca de Grafitti e do Museu do Grafitti do Rio de Janeiro.

Além dele, participam do projeto os artistas Jaime dos Santos – Jaime, Alexsandra de Assis Santana Ribeiro – Dinha, Sarah Regina Ferreira de Oliveira – Chermie, Juliana de Santana – Juliana Fervo, Priscila Renata Jacome da Silva – Roxo, Pandro Souza da Silva Fernandes – Nobã, Pedro Henrique Ferreira Franco – Pedro Raz, Eduardo Fernandes de Castro – Aiog, André Machado da Silva – Bart e Naiana Mendes – Nati.

A artista de Brasília Veronica Pires, que compõe o coletivo Risofloras, vai ilustrar uma tela sobre combate às fake news e ao discurso de ódio.

Edição: Maria Claudia

Fonte: EBC Geral

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Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

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Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

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