Política

Plenário deliberou 43 proposições na sessão desta quarta-feira, 9. Todas elas são assinadas por parlamentares

Publicado

em

A sessão ordinária híbrida, realizada na tarde desta quarta-feira, 9, foi marcada pela aprovação de 26 matérias, todas assinadas por parlamentares do Legislativo goiano. Dez proposituras receberam validação definitiva e seguem, agora, para a sanção governamental. As outras 16 proposições receberam aval em primeira votação e avançam para a segunda fase de deliberação plenária. Um pacote com 17 pareceres favoráveis da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) também foi validado e os processos encaminhados às respectivas comissões temáticas. 

Após esgotar a pauta, o deputado Álvaro Guimarães (UB), que comandou os trabalhos no exercício da presidência, declarou encerrada a sessão, deixando convocada outra para esta quinta-feira, 10, às 9 horas. Como de praxe, a antecipação do horário regimental, do período da tarde para o da manhã, ocorre em razão do feriado de 15 de novembro, a ser celebrado na terça-feira da próxima semana. A data marca, no calendário nacional, o Dia da Proclamação da República. 

Veja, abaixo, destaque com as principais matérias que seguirão para a sanção do governador Ronaldo Caiado (UB), após a aprovação em votação final, durante as deliberações plenárias de hoje:

Artesanato goiano

De autoria do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), o projeto de lei nº 5980/21 visa reconhecer o artesanato feito em Serranópolis, com capim do brejo, como patrimônio cultural goiano. Em justificativa, o autor explica que a planta vem sendo utilizada como matéria-prima pela população da região, há várias gerações. Ela integra a cobertura de telhados e a confecção de artefatos, como balaios e cestos. 

Localizado no Sul do estado, a 380 quilômetros de Goiânia, o município de Serranópolis possui destacada vocação turística. Além de cachoeiras, corredeiras e reservas de cerrado com presença de fauna característica, abriga, em seu território, importantes sítios arqueológicos, onde se conservam pinturas e gravuras rupestres com catálogo no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

O município compõe a região intitulada “Pegadas no Cerrado”, conforme o mapa elaborado pela Goiás Turismo. 

Pedágios

De autoria do deputado Julio Pina (PRTB), a proposição de nº 6065/21 visa obrigar as concessionárias das rodovias estaduais a disponibilizarem aos usuários a opção de pagamento das tarifas de pedágio nos postos de cobrança com cartão de crédito ou débito. A matéria recebeu como apensada a propositura de nº 7746/21, do deputado Amilton Filho (MDB). 

O projeto assinado por Amilton Filho destaca que será vedado o aumento das tarifas de pedágio ao usuário final, devendo o Poder Executivo oferecer às concessionárias compensações de outra natureza para restabelecer o equilíbrio contratual porventura.

‘‘O transtorno que o pagamento exclusivamente em dinheiro gera aos usuários é tão inegável quanto injustificável. Afinal, as modalidades de pagamento em cartão de crédito e débito não são novidade, já que 76% dos estabelecimentos comerciais brasileiros aceitam cartão de débito como forma de pagamento’’, diz a justificativa da propositura do emedebista.

Já a justificativa apresentada por Julio Pina frisa que a iniciativa deverá proporcionar maior segurança aos usuários, bem como aos funcionários dos guichês das praças de pedágio, visto que o pagamento por meio de cartão diminuirá a circulação de dinheiro em espécie e, consequentemente, inibirá os assaltos próximos às praças de pedágio. “Além do mais, o pagamento do pedágio mediante cartão débito e/ou de crédito garantirá maior comodidade e praticidade aos usuários, que não precisarão se preocupar em portar dinheiro em espécie para o pagamento”, defende o propositor.

Biomassa

De autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), o projeto de lei n° 3918/19 visa instituir as diretrizes para a Política Estadual de Incentivo ao Uso de Biomassa para a Geração e Cogeração de Energia Renovável. Segundo o autor, a medida funcionará como excelente meio de diversificação da matriz energética em Goiás, diminuindo a sobrecarga que, atualmente, recai sobre as usinas hidrelétricas. 

O parlamentar também destaca que fomento a esse tipo de produção energética tem como principal vantagem o fato de ser pouco poluente, uma vez que não contribui para o aumento da emissão de dióxido de carbono na atmosfera. A viabilidade econômica da iniciativa pleiteada é igualmente ressaltada. “A biomassa sólida é extremamente barata, as suas cinzas são menos agressivas para o ambiente, além de provocarem uma menor corrosão dos equipamentos como caldeiras e fornos”, exemplifica Virmondes Cruvinel, em justificativa anexa à matéria.  

Combate à depressão

Por meio do projeto de lei n° 5570/19, o deputado Cairo Salim (PSD) quer que medidas de combate à depressão sejam implementadas nas escolas goianas. Segundo o parlamentar, a prática deve estar integrada aos projetos pedagógicos das unidades de ensino da rede pública de Goiás.

Estima-se que a depressão atinja cerca de 12 milhões de pessoas no Brasil. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam a doença como a segunda maior causa de morte entre jovens da faixa etária entre 15 e 29 anos. 

Em setembro do ano passado, o Ministério da Saúde divulgou que, entre 2007 e 2016, foram registraram 106.374 mortes por suicídio. Em 2016, a taxa chegou a 5,8 por 100 mil habitantes, com 11.433 mortes motivadas por essa causa. Os dados apontam para a média de um suicídio a cada 46 minutos, no Brasil.

Incentivo ao empreendedorismo

O tema foi alvo de duas matérias aprovadas, ambas de autoria do deputado Charles Bento (MDB). Por meio do projeto de lei 5933/19, o parlamentar visa instituir o Programa Estadual de Incentivo ao Jovem Empreendedor. A defesa é de que a iniciativa seja desenvolvida nas escolas públicas e particulares do estado, como parte da construção do projeto de vida dos estudantes.

Para justificar a propositura, o emedebista destaca um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o qual aponta que um a cada três empresários (32%) já demonstra interesse em abrir o seu próprio negócio antes mesmo dos 18 anos. O deputado também critica o fato de as habilidades criativas exigidas para o empreendedorismo serem, em geral, negligenciadas pela educação formal, que acaba dando mais valor à repetição do que à inovação.

Já o projeto de lei nº 5381/19 visa instituir o Código de Defesa do Empreendedor, estabelecendo, com isso, normas para a expedição de documentos e informações para a abertura de empresas. O objetivo é proteger a livre iniciativa e o livre exercício da atividade econômica.

Ao considerar os dados expostos, a propositura tem como objetivo desenvolver ações como a realização de palestras e debates e a distribuição de cartilhas de orientação a pais, alunos, professores e servidores. “Cada vez mais jovens e adolescentes vêm sendo diagnosticados com essa doença silenciosa que pode levar ao suicídio. É necessário que as escolas públicas tenham medidas de conscientização, prevenção e combate a depressão, mutilação e suicídio”, justifica o deputado Charles Bento, na justificativa da proposição.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA