Política

Plenário aprova regras para o transporte de animais por pet shops

Publicado

em


Os deputados da Assembleia Legislativa aprovaram na sessão ordinária híbrida dessa terça-feira, 21, durante a votação da Ordem do Dia, quatro projetos de lei, todos de autoria de parlamentares, sendo um em primeira fase de discussão e votação, e os outros três em fase definitiva de apreciação.

Dentre os processos aprovados em votação definitiva, está o projeto de lei n° 1486/20, de iniciativa do deputado Cairo Salim (Pros), que pretende regulamentar o atendimento e o transporte de animais domésticos por pet shops e clínicas veterinárias. 

Conforme explica o projeto, caso aprovada a matéria, os estabelecimentos que oferecem serviços de banho, tosa, consultas, estética animal e transporte ficarão obrigados a:

I – permitir que o tutor do animal acompanhe os procedimentos, com exceção de casos cirúrgicos;

II – garantir o bem-estar do animal durante o transporte, que deve ser feito em veículo identificado;

III –  possuir acomodações adequadas para o bem-estar animal;

IV –  disponibilizar, em placas fixadas nos veículos, os números telefônicos dos órgãos públicos responsáveis pela fiscalização e recebimento de denúncias relacionadas a esse tipo de serviço.

Para além dessas obrigações, o texto também aponta que o profissional que realiza o procedimento no animal deverá ser identificado e, ainda, que os estabelecimentos “ficam obrigados a manter um registro atualizado dos profissionais que realizem quaisquer procedimentos com os animais”, sugere o projeto. A matéria recebeu 21 votos favoráveis e nenhuma manifestação contrária e segue para apreciação do governador Ronaldo Caiado (DEM).

Outros projetos

Ainda na tarde dessa terça-feira, os deputados aprovaram em primeira votação o projeto de lei nº 5704/20, de autoria do deputado Henrique Cesar (PSC), que declara de utilidade pública a Associação de Catalão Contra o Câncer (ACCC), com sede naquele município. A matéria teve 22 votos a favor e nenhum contrário. 

Em seguida, por 23 a 0, também foi aprovado o projeto de lei nº 6774/21, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania), que concede Título de Cidadania Goiana a Robson Braga de Andrade. Segundo o autor da iniciativa, Robson Braga é natural de São João Del Rey (MG) e prestou relevantes serviços a Goiás, em especial na qualidade de presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Virmondes Cruvinel destaca, ainda, o currículo do homenageado, que considera “insofismável e de grande relevância, outrossim de um histórico de vida pautado na melhoria do setor empresarial”. Em atendimento ao inciso I, do § 3º do art. 1º da Resolução nº 188, de 20 de agosto de 1971, que estabelece condições para apresentação de projeto de lei que concede Título Honorífico de Cidadania Goiana, Virmondes anexa o currículo de Robson Braga à sua proposição, que vai assinada por mais 20 deputados.

“Robson Braga de Andrade é por demais merecedor da pretensa honraria. Ademais disso, por ser uma justa homenagem a esse importante cidadão que na dedicação emprestada não mediu esforços para contribuir para o avanço da sociedade goiana e no desenvolvimento do estado, é que pretendemos a presente concessão de honraria, a qual segue devidamente assinada pelos demais pares subscritores”, conclui Virmondes.

Por fim, o Plenário aprovou, em segunda votação, a proposta nº 2921/20, de autoria do deputado Tião Caroço (DEM), que concede Título de Cidadão Goiano ao economista gaúcho Sérgio Rodolfo Welker. A matéria foi aprovada por unanimidade, com 25 votos favoráveis. 

Conforme o projeto, Sergio Rodolfo Welker nasceu no dia 14 de abril de 1960 no Rio Grande do Sul, e é filho de Cacildo Welker e Izelia Brigida Welker. Ele reside na cidade de Formosa há 30 anos e é formado em contabilidade e economia, com pós-graduação em economia internacional. Trabalhou 15 anos em bancos, e há 26 anos atua como empresário. Possui os títulos de Cidadão Formosense, Cônsul do Rio Grande do Sul, Embaixador do Rio do Sul e Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG, e também foi condecorado com a medalha Pedro Ludovico Teixeira.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA