Distrito Federal

Planetário reabre com uma viagem no espaço-tempo

Publicado

em


Você sabe a quantidade de combustível necessário para chegar até a Lua? E por que a missão para Marte é uma missão só de ida? Então, pronto. Curiosidades como essas são decifradas na nova exposição do Planetário de Brasília – Uma viagem no espaço-tempo: embarque nessa jornada. Iniciada neste sábado (8), ela marca a reabertura do observatório após dois meses fechado.

Ainda pela manhã, a mostra já ganhou a atenção de pessoas que buscam uma diversão em tempos de muito sol. A família do empresário Adalberto Xavier, 43, veio do Lago Norte conhecer essa “viagem” pelos planetas, ouvir sons dos corpos celestes e matar a saudade.

O observatório retomou as atividades seguindo as medidas de proteção exigidas em tempo de pandemia | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

As atividades foram reabertas seguindo as medidas de proteção exigidas por conta da pandemia | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

“Desde os sete anos de idade não vinha aqui. Não lembrava de muita coisa e achei fantástico”, alegra-se. “Gostei, por exemplo, de aprender quanto tempo leva na velocidade da luz para ir da Lua a Saturno”, conta ele.

Servidora pública, a esposa dele, Mariana Xavier, 38, se dividiu entre cuidar das duas filhas pequenas e apreciar a exposição. “Tem muita coisa que a gente busca no _Google_. Mas, aqui é diferente. Sabemos mais sobre o espaço com informações precisas”, aponta.

“Muita gente já sabe como é a Lua e também já a viu. Porém a ideia é dar uma nova interpretação sobre a Lua” João Kerginaldo, membro da equipe científica-pedagógica do Planetário

Telescópios disponíveis

A jornada começa com a observação da Lua, a partir da utilização de modelos, fotos e dinâmicas. Em seguida, uma passagem pelo Sistema Solar. Um conjunto de telescópios também estão expostos. Além disso, uma rápida visita à cúpula do Planetário onde sons similares aos produzidos pelos astros são destaque.

Informações relevantes sobre o espaço sideral são trazidas pelos monitores que conduzem a visitação. “Muita gente já sabe como é a Lua e também já a viu. Porém a ideia é dar uma nova interpretação sobre a Lua”, explica João Kerginaldo, membro da equipe científica-pedagógica do Planetário. “Saber, por exemplo, em quanto tempo levaria a luz pra chegar da Lua até aqui?”, complementa.

Medidas de precaução contra a covid-19

O Planetário havia interrompido as atividades em março de 2020, devido às medidas restritivas de funcionamento impostas pela pandemia. Mas retorna em grande estilo e sem esquecer das providências de precaução contra o coronavírus como a assepsia dos espaços, o uso obrigatório de máscara e álcool em gel pelos espectadores, entre outras.

O acesso também está sendo controlado para evitar aglomerações. “A entrada é dividida em grupos, segundo a ordem de chegada. Além do que, é uma mostra que dura no máximo 30 minutos para que as pessoas possam curtir de forma segura e dar lugar às outras”, finaliza Kerginaldo.

Serviço
Planetário de Brasília (Exposição -“Uma viagem no espaço-tempo: embarque nessa jornada”)

Endereço: Setor de Divulgação Cultural – Via N1 – Eixo Monumental

Funcionamento: 3a feira a domingo, inclusive feriados, de 9h às 17hs
Entrada gratuita

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA