Política

Pauta da CCJ para hoje

Publicado

em

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) se reúne nesta terça-feira, 7. A sessão, coordenada pelo deputado Dr Antonio (UB), irá deliberar e distribuir importantes matérias para Goiás. Constam da pauta quatro matérias de autoria parlamentar, com parecer favorável e uma com análise pela rejeição, e um veto com entendimento pela rejeição parcial; e ainda 21 processos de autoria parlamentar e um veto, aptos à distribuição.

O encontro híbrido, às 14 horas, poderá ser acompanhado pela população e imprensa pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

A disponibilização de ícone destinado a denúncias de crimes contra crianças e adolescentes, em sites e aplicativos de órgãos governamentais, conta com parecer favorável da relatoria. 

Na proposta da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), protocolada sob nº 1817/22, a parlamentar lança mão do texto constitucional, conforme o artigo 227, assim como no artigo 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente em que nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. 

“Com avanço tecnológico, faz se necessário o Poder Executivo estadual investir na construção de mecanismos que permitam o diálogo mais eficiente e simplificado com as nossas crianças, adolescentes e com quem for de interesse, com objetivo de receber denúncias e orientá-los sobre os tipos de violência”, garante a parlamentar. 

Rol de matérias

Votação

Favorável

Processo nº 1987/20 – Deputado Bruno Peixoto – Declara de utilidade pública o Lar Vicente de Paulo com sede no município de Formosa. Relatado pelo deputado Thiago Albernaz. 

Processo nº 1712/22 – Deputado Chico KGL – Declara de utilidade pública a Associação Mozarlandense Famílias da Caridade, com sede no município de Mozarlândia. Relatado pelo deputado Francisco Oliveira. 

Processo nº 1817/22 – Deputada Delegada Adriana Accorsi – Determina a disponibilização em sites e aplicativos de órgãos governamentais de Goiás, de um ícone destinado à realização de denúncias de crimes cometidos contra crianças e adolescentes. Relatado pelo deputado Antônio Gomide.

Processo nº 2003/22 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Declara de utilidade pública a Associação Protetora de Animais Abandonados – (Aproaab), com sede no município de Pires do Rio. Relatado pelo deputado Talles Barreto.

Contrário

Processo nº 1068/22 – Deputado Karlos Cabral – Dispõe sobre a recomposição anual dos servidores públicos de Goiás. Relatado pelos deputados Amilton Filho e Francisco Oliveira.

Veto

Rejeição parcial 

Processo nº 76/22 – Veta parcialmente da Governadoria ao autógrafo de lei nº 297, de 13 de dezembro de 2021, de autoria do Executivo, que trata da contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, com base no art. 92, inciso X, da Constituição do Estado de Goiás. Relatado pelo deputado Dr Antonio.

Distribuição

Processo nº 10019/22 – Deputado Alysson Lima – Susta os efeitos do Decreto n° 5.936, de 22 de abril de 2004, que instituiu o Cartão Corporativo no Estado de Goiás.

Processo nº 10020/22 – Deputado Alysson Lima – Proíbe a doação de bens imóveis públicos a titulares de mandatos eletivos, cônjuge e seus familiares.

Processo nº 10021/22 – Deputado Alysson Lima – Concede isenção do ICMS para Microempreendedor Individual (MEI) adquirirem automóveis novos.

Processo nº 10022/22 – Deputado Alysson Lima – Dispõe sobre a isenção de taxa referente a emissão de licenciamento referente à primeira aquisição de novo veículo adquirido por Microempreendedor Individual (MEI).

Processo nº 10023/22 – Deputado Alysson Lima – Altera a Lei n° 11.651, de 26 de dezembro de 1991, que institui o Código Tributário do Estado de Goiás (CTE-GO), para conceder isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), sobre a propriedade dos veículos novos especialmente destinados aos MEIs.

Processo nº 10024/22 – Deputado Virmondes Cruvinel e outros – Concede Título de Cidadania a Glauco Henrique Matwijkow de Freitas.

Processo nº 10025/22 – Deputado Lissauer Vieira – Denomina Geraldo Vicente Telles a ponte sobre o Ribeirão Salobro, na GO-319, município de Varjão.

Processo nº 10026/22 – Deputado Lissauer Vieira – Denomina Álvaro Alves Ferreira a ponte sobre o Ribeirão Salobro na GO-413, município de Varjão.

Processo nº 10027/22 – Deputado Lissauer Vieira – Denomina Anízio Garcia de Paula, a ponte sobre o ribeirão Taquari na GO-319, município de Varjão.

Processo nº 10028/22 – Deputado Lissauer Vieira – Denomina Joaquim Queiroz da Mota, a GO-413, trecho compreendido entre a da BR-060 até o município de Mairipotaba.

Processo nº 10030/22 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Obriga a utilização de equipamento redutor de vazão de água nas torneiras dos prédios públicos estaduais.

Processo nº 10031/22 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Institui o Dia Estadual do Vigilante.

Processo nº 10033/22 – Deputado Coronel Adailton – Estabelece critérios para substituição dos veículos utilizados no transporte escolar em Goiás.

Processo nº 10034/22 – Deputado Paulo Trabalho – Institui a garantia de acesso e permanência da criança no estabelecimento de ensino frequentado por sua mãe, pai e/ou responsável. 

Processo nº 10036/22 Deputado Paulo Cezar Martins – Altera a Lei n° 20.638, de 14 de novembro de 2019, que institui o Estatuto da Inclusão Social e Econômica das Pessoas com Deficiência.

Processo nº 10037/22 – Deputado Amauri Ribeiro – Concede isenção do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestações de serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Processo nº 10038/22 – Deputado Amauri Ribeiro – Declara de utilidade pública a Associação Sintonia Animal, com sede no município de Piracanjuba. 

Processo nº 10077/22 – Deputado Delegado Eduardo Prado e outros – Concede Título de Cidadania a Carlos Augusto Vasconcelos de Andrade.

Processo nº 10087/22 – – Deputado Delegado Eduardo Prado e outros – Concede Título de Cidadania a  José Antônio Machado Sena.

Processo nº 10100/22 – Deputado Francisco Oliveira e outros – Concede Título de Cidadania Goiana a Wellington Matos de Lima.

Processo nº 10103/22 – Deputado Henrique César – Declara de utilidade pública a Associação Evangélica Betel, com sede no município de Mara Rosa. 

Veto

Processo nº 10123/22 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 187, de 20 de abril de 2022, de autoria do deputado Iso Moreira. Obriga as academias de ginástica, musculação e afins de Goiás, manterem em local de fácil acesso, kits de primeiros socorros. 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA