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Participação popular marca ação realizada na Estrutural

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Há quase seis meses sendo realizado na Cidade Estrutural, o projeto Área de Segurança Prioritária (ASP), lançado pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF), ofereceu uma programação especial voltada aos moradores da região, neste sábado (11).

As atividades ocorreram no Centro da Juventude, localizado na área central da região, das 9h às 13h | Foto: Divulgação/SSP-DF

Foram realizados mais de duzentos atendimentos, o que incluiu emissão de carteiras de identidade, serviços de saúde e atrações culturais. Na sexta-feira (10), a população também conferiu a programação, chegando a 319 serviços acessados. As atividades ocorreram no Centro da Juventude, localizado na área central da região, das 9h às 13h.

“A ASP integra o programa DF Mais Seguro e que tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida dos moradores locais, por meio do acesso a serviços e atividades e das intervenções de enfrentamento qualificado à criminalidade, que são diárias”Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública

“Desde o lançamento desta ação na região, temos levado os serviços oferecidos pela SSP, forças de segurança e órgãos governamentais parceiros. Esta ação foi mais uma oportunidade que encontramos de levar o governo para perto da população. Como nas ações anteriores, houve grande adesão. Foram mais de quinhentos serviços acessados, sem contar as visitas ao dispositivo montado, que contou com atividades de lazer para todos”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo.

O titular da pasta ressalta, ainda, a importância da implementação da ASP para a região. “A ASP integra o programa DF Mais Seguro e que tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida dos moradores locais, por meio do acesso a serviços e atividades e das intervenções de enfrentamento qualificado à criminalidade, que são diárias”, relata.

A programação, definida pela Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Suprec), foi aprovada pela população, como afirma o subsecretário da área, Sávio Ferreira. “O resultado não poderia ter sido melhor. Olhar nos olhos dessas pessoas e estar perto das atividades foi muito emocionante”.

A sensação é pactuada com a assessora da Suprec, Samara Vieira, que auxiliou o Instituto de Identificação, da Polícia Civil do DF, no cadastramento para emissão de carteiras de identidades. “Foi um trabalho muito gratificante, pois pude auxiliar a população nesse processo social importante para o exercício da cidadania”, compartilha.

A aproximação com a população também é destacada pela coordenadora de Políticas Sociais da SSP, Marina Fernandes: “Esses quase seis meses que estamos realizando ações na Estrutural nos permitiram conhecer melhor as necessidades da comunidade para aperfeiçoar nossas ações no território”.

Foram realizados mais de duzentos atendimentos, o que incluiu emissão de carteiras de identidade, serviços de saúde e atrações culturais| Foto: Divulgação/SSP-DF

Identidade Solidária

A solicitação de carteira de identidade foi um dos serviços mais procurados pela população. Foram emitidas 71 RGs e feitos 188 agendamentos para o Posto de Identificação mais próximo, no Cruzeiro. Para o assessor da Suprec, Henrique Neuto, o serviço vai além da oportunidade de retirar um documento. “Perceber nos olhos das pessoas a alegria pelo acesso a sua identidade é gratificante, pois vai além da possibilidade de aquisição de benefícios que só com o RG é permitido, mas, sobretudo, gera a percepção da visibilidade que lhe foi oferecida a partir desse ato”.

O morador da Estrutural Carlos Henrique, de 43 anos, ficou satisfeito com o acesso ao serviço. “Eu estava precisando muito e contar com este serviço tão perto foi importante”. A moradora Crislaine da Silva, de 30 anos, também aproveitou a oportunidade para solicitar o serviço. “Esta é uma oportunidade muito boa para os moradores, pois estamos sempre na correria e poder retirar a identidade sem mesmo fazer o agendamento facilita muito”, completa a moradora.

Keila Costa, de 48 anos, aprovou a facilidade do serviço oferecido. “Essa ação é providencial para facilitar a vida das pessoas em vulnerabilidade social e retirar a identidade vai facilitar muito, principalmente para os adolescentes, que estão à procura de emprego e precisam da identificação”, conclui.

*Com informações da SSP/DF

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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