Geral

Parquinhos e praças reformados para o lazer em Planaltina

Publicado

em


Os últimos dois meses foram de trabalho intenso em Planaltina para a recuperação de diversos espaços de lazer de uso da comunidade. Um investimento de cerca de R$ 100 mil do governo transformou praças, pergolados, quadras de esportes, pontos de encontro comunitários e parquinhos infantis, tudo ficou novinho em folha. Não só na região central da cidade, mas também em bairros próximos (confira a lista ao final).

Um investimento de cerca de R$ 100 mil do governo transformou praças, pergolados, quadras de esportes, pontos de encontro comunitários e parquinhos infantis em Planaltina | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Uma empresa contratada atuou em alguns pontos de lazer conhecidos da população, mas que foram se deteriorando com o passar dos anos. No Residencial DVO, pouco antes da entrada da cidade, crianças se divertem durante toda a semana num parquinho totalmente novo. “Ficou bem legal, agora colocaram areia nova. Pintaram os brinquedos. Antes o chão era de pedra. Até já me machuquei”, conta o estudante Zhayon Barcelos, 8 anos.

No Residencial DVO, pouco antes da entrada da cidade, crianças se divertem durante toda a semana num parquinho totalmente novo

“Agora, falta melhorar a quadra de esportes que está velha”, opina o irmão de Zhayon, James Barcelos, 6. O parque infantil do DVO foi cercado, recebeu dois caminhões de areia e teve todos os brinquedos pintados em azul, amarelo e vermelho. O local é uma das poucas opções para a criançada brincar no contraturno.

O ginásio de esportes do Buritis 3, um parque vizinho e o campinho de areia também ficaram com aspecto de novos. Com o piso preservado, a administração vai investir na pintura do ginásio, alvo de pichações. O campo de futebol teve a areia trocada, além das traves consertadas e pintadas. Os equipamentos de calistenia também foram reparados.

Diversos pergolados de madeira coberto de flores – locais onde se pega uma ‘sombrinha’ – também foram lixados e envernizados pela cidade. Ações que se concentraram também no Vale do Amanhecer,  Mestre D’armas e em outros pontos da cidade.

Mais cinco parquinhos serão construídos

“São pontos que a gente visitou e viu que estavam precários. No Buritis 3, por exemplo, o campo de areia precisou de uma terraplanagem e de areia nova porque já não tinha”, explica o diretor de obras, João Link. “É um dos maiores bairros de Planaltina e esse complexo de esporte é bem cheio aos finais de semana”, complementa.

Segundo o administrador Célio Rodrigues, o próximo passo é construir mais cinco parquinhos na região administrativa. A obra será licitada no mês que vem. “Vamos atender a todas as comunidades daqui. Eu acredito que as cidades periféricas do DF são muito carentes de lazer. E nossa gestão seguirá investindo nisso”, revela.

Equipamentos públicos reformados e locais

  • Manutenção na Praça Coronel Salviano Guimarães – Setor Tradicional
  • Manutenção na Praça da Igrejinha – Setor Tradicional
  • Recuperação do parquinho infantil do DVO
  • Pintura e reforma do telhado do ginásio, revitalização e pintura do parquinho infantil e de equipamentos de calistenia no Buritis 3
  • Manutenção do parquinho e bancos de concreto na Vila Nossa Senhora de Fátima
  • Manutenção do parquinho infantil, recuperação do pergolado e instalação do alambrado em praça do Vale do Amanhecer
  • Recuperação do pergolado no Estância Mestre D’armas
  • Recuperação do pergolado, instalação de banco de concreto e manutenção do piso na área do pergolado no Estância 5
Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA