Distrito Federal

Pare no Parque é suspenso durante o teletrabalho

Publicado

em


Após o decreto que restringiu algumas atividade no DF, devido ao aumento no número de casos da covid-19, e restabeleceu o teletrabalho aos servidores do Governo do Distrito Federal, para atividades não-essenciais, – o serviço Pare no Parque será interrompido temporariamente. O projeto quer diminuir a demanda por estacionamento nos arredores do Palácio do Buriti, o que já não se justifica com grande parte dos funcionários em trabalho remoto.

A área em volta da sede do GDF conta com cerca de 700 vagas públicas de estacionamento. Para evitar o estacionamento em áreas indevidas e a ocorrência de acidentes e penalidades de trânsito, a Secretaria de Economia em parceria com a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) passou a oferecer micro-ônibus para o traslado entre o estacionamento 1 do Parque da Cidade e o Buriti. A distância percorrida é de três quilômetros, com tempo estimado em 10 minutos.

Dois veículos foram disponibilizados pela TCB, com poltronas reclináveis e ar-condicionado. O motorista atua como o responsável por instruir os protocolos de segurança, com medição de temperatura, álcool em gel, uso obrigatório de máscaras e higienização diária dos ônibus.

A Secretaria de Economia informará aos servidores o retorno do serviço quando houver novamente a demanda por estacionamento na região.

*Com informações da Secretaria de Economia

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA