Minas Gerais

Parceria entre o Governo de Minas e a Embaixada Americana vai capacitar mulheres vítimas de violência doméstica

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O governador Romeu Zema participou nesta segunda-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, do lançamento do programa “TransformAction”, uma parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) com a Embaixada Americana para a capacitação profissional de 100 mulheres que foram vítimas de violência doméstica. A embaixada é a financiadora do projeto.

A ideia é oferecer a essas mulheres uma nova profissão que possibilite geração de renda e contribua para o rompimento do ciclo de violência, já que um dos motivos para o não-encerramento dos relacionamentos abusivos e violentos é a dependência financeira do parceiro.

De acordo com o governador, infelizmente o cenário de violência contra as mulheres se agravou com a pandemia em várias regiões do país. “Mas ações como essa vão contribuir para que consigamos caminhar na redução deste tipo de crime”, afirmou. Para Zema, a iniciativa fortalece ainda mais a área de Segurança Pública mineira, já reconhecida no Brasil pela queda da criminalidade.

Transformação

Cônsul dos Estados Unidos em Belo Horizonte, Katherine Earhart Ordoñez comemorou o fato de ser lançada, na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, uma parceria sem precedentes com o Governo de Minas. E que leva um nome muito apropriado: “Transformação”.

Gil Leonardi / Imprensa MG

“É um projeto que realmente vai transformar a vida de 100 mulheres residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte”, disse.

Serão disponibilizados quatro cursos profissionalizantes ministrados pela Associação Mineira de Educação Continuada (Asmec) com carga horária de 30 horas. São eles: assistência administrativa, culinária, maquiagem e cabelereira. A capacitação busca preparar as mulheres para o mercado de trabalho, a fim de auxiliá-las no desenvolvimento profissional.

Além da qualificação, as mulheres também participarão de aulas de disciplinas humanas, que buscam incentivar o autoconhecimento, a autoestima e ainda informá-las sobre seus direitos. Elas também farão um curso sobre Educação Financeira, para melhor administração do dinheiro.

Testemunha

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, explicou, durante o lançamento, que o projeto tem uma importância muito grande na sua vida e para toda a sociedade. “Eu fui testemunha de violência doméstica. Meu pai praticava violência doméstica. Eu sei a sensação do que é ser vítima desse crime”, relatou.

Segundo Greco, se o projeto existisse há 50 anos o Brasil poderia estar diante de outra realidade. “É um privilégio participar do lançamento dessa iniciativa”, disse.

Comunidades atendidas

Ainda durante o lançamento do programa TransformAction, a moradora do Jardim Leblon, Raquel Maria da Silva, recebeu do governador e da cônsul um kit básico de materiais para a capacitação profissional.

As 100 vítimas de violência doméstica atendidas pelas unidades de prevenção são das seguintes comunidades de BH: Serra, Santa Lúcia, Cabana, Morro das Pedras, Pedreira Padro Lopes, Taquaril, Jardim Felicidade, Ribeiro de Abreu, Jardim Leblon, Vila Cemig e Vila Pinho.

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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