Minas Gerais

Transforma Minas completa dois anos

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O programa Transforma Minas comemora, nesta segunda-feira (8/3), seu segundo ano de funcionamento. Coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e uma referência em gestão de pessoas e qualificação de lideranças, a iniciativa já realizou mais de 200 processos seletivos e nomeou quase 190 pessoas para cargos do segundo escalão do Governo de Minas e outros níveis hierárquicos. Além disso, trouxe inovação para a forma de selecionar gestores nos órgãos públicos com foco na melhoria da prestação dos serviços públicos para os cidadãos mineiros.

No Transforma Minas, os gestores são selecionados com base em critérios que levam em conta as competências dos candidatos, a capacidade de enfrentar os desafios do setor público e a adequação ao cargo proposto. Outro ponto é que, depois da seleção, os gestores podem passar por ações de qualificação e iniciativas voltadas ao engajamento e acompanhamento do serviço prestado. Com isso, o serviço público ganha mais eficiência, resolutividade e agilidade.

“Um líder mais preparado para o enfrentamento dos desafios potencializa as chances de realizar entregas mais aderentes às necessidades do serviço público e da sociedade”, afirma o secretário de Planejamento e Gestão, Otto Levy. 

Reconhecimento

O programa é inspirado em iniciativas bem-sucedidas realizadas em países que criaram mecanismos modernos de recrutamento para profissionalizar a composição de altos cargos na administração pública, como Chile, Peru, Austrália e Reino Unido. Além de inovar e tornar mais eficientes os processos no Governo do Estado, o Transforma Minas também tem servido de referência para outros órgãos e governos em todo o país.

Até esta segunda-feira, 203 processos seletivos foram abertos e 189 pessoas em 13 órgãos e entidades foram nomeadas. A partir da experiência, o programa foi utilizado para a realização de processo seletivo do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), em parceria com o governo estadual do Rio Grande do Sul.

De acordo com a subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag, Kênnya Kreppel, além do alcance de números importantes, os primeiros dois anos do programa foram de aprendizado, desenvolvimento e avanços, com a consolidação de frentes e iniciativas para o aperfeiçoamento. Segundo ela, cerca de 90% dos selecionados permanecem nos cargos, o que demonstra o sucesso da atração e da qualificação.

“Chegamos ao segundo ano com a consciência dos ganhos, mas também dos desafios que temos pela frente, no que se refere à consolidação do programa como política de gestão de pessoas e à melhoria contínua de nossas ações, para alcance do resultado maior que é continuar a melhoria dos serviços prestados pelo Estado”, salienta a subsecretária.

Referência

A experiência do Transforma Minas foi uma das referências para a elaboração do Guia de Seleção de Lideranças, desenvolvido pelo Grupo de Trabalho (GT) de Gestão Estratégica de Pessoas do Consad e pela Aliança – constituída pelas fundações Lemann e Brava e os institutos Humanize e República.org.  O documento tem como objetivo facilitar e orientar entes públicos na contratação de profissionais para cargos de liderança e foi baseado, desde a sua concepção, no programa desenvolvido pelo Governo de Minas.

“Tivemos contato com o trabalho que vem sendo desenvolvido por outros estados. No entanto, Minas Gerais é o que mais avançou, não apenas em número de processos de seleção para cargos de liderança realizados, mas de estruturação do trabalho como um todo. Toda a metodologia se encontra estruturada em nível estadual e possuímos, inclusive, um sistema desenvolvido, especificamente, para atender ao programa”, ressalta a subsecretária Kênnya Kreppel.

A avaliação é reiterada pela coordenadora de Implementação da Fundação Lemann, Érika Nascimento. Segundo ela, o Transforma Minas é uma referência por ter uma equipe dedicada para cumprir todos os processos do programa.

“Minas Gerais está fazendo um trabalho marcante ao implementar um sistema de desempenho para seus subsecretários com foco em entregas claras para a sociedade e gestão de competências. Ações assim são vistas em países como Reino Unido e Austrália, reconhecidos pela qualidade de seu serviço público. Para nós, cada vez mais, Minas se torna um exemplo a ser difundido pelo país”, completa a representante da Aliança para Lideranças de Impacto.

Frentes

O Transforma Minas funciona em três frentes. A primeira, é a de “Atração e Pré-seleção” e consiste na busca de profissionais aptos aos enfrentamentos dos desafios da gestão pública, baseada na lógica da gestão por competências e metodologias específicas para a pré-seleção.

Em seguida, a frente “Desenvolvimento e Desempenho” constitui um conjunto de ações que fomentam o desenvolvimento de lideranças. Nesse momento, os profissionais do segundo nível hierárquico passam pelo Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), em uma parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP).

Por fim, as lideranças selecionadas pelo programa também serão atendidas, a partir deste ano, pela frente “Engajamento de Lideranças”. Essa frente integrará um conjunto de ações necessárias ao acompanhamento periódico de cada liderança, para propiciar e zelar pela aderência ao cargo ocupado e os seus desafios.

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Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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