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Ouvidoria da Setas promove campanha Cidadão, nós queremos te ouvir!

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Funcionando como ponte entre a população e as instituições, a Ouvidoria é um serviço aberto ao cidadão para escutar reivindicações, denúncias, sugestões e elogios referentes aos diversos serviços disponibilizados à população.

Atenta às demandas de uma sociedade mais participativa em prol de melhores condições  de vida e a realização de seus direitos, a Ouvidoria da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) promove nas redes sociais a campanha Cidadão, nós queremos te ouvir!, que almeja dar maior visibilidade a este setor responsável por escutar as demandas dos usuários.

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Zorivan Monteiro, lembra que a Setas lida com situações especiais, questões ligadas ao mercado de trabalho e à busca por emprego, e também com pessoas em situação de vulnerabilidade, e que um retorno desses atendimentos realizados aos usuários será sempre bem recebido. “É por meio das manifestações, reclamações e sugestões que ocorre o aprimoramento das rotinas e processos de trabalho, além da melhoria na qualidade dos serviços prestados aos usuários”, destacou.

Para a secretária executiva da Setas, Simone Brito, a ouvidoria atua para defender os direitos individuais e coletivos, para ser um canal de acolhida das demandas sociais, além de contribuir para a prática da boa governança. “ a Ouvidoria é um canal de comunicação efetiva, sendo um instrumento da democracia participativa e de controle social”, enfatizou.

Campanha

A campanha busca reforçar, por meio de informes, site, banners nas redes sociais, a importância da participação dos usuários nas políticas públicas da Pasta.

A ouvidora da Setas, Karol Cavalcante, reforça a importância da campanha para dar maior visibilidade ao órgão. “As ouvidorias nos órgãos públicos nem sempre são conhecidas pelos usuários, e às vezes nem mesmo pelos servidores. O cidadão precisa saber a quem se dirigir para reclamar, denunciar, fazer um elogio ou até mesmo dar uma sugestão”, destacou, acrescentando que “a Ouvidoria é uma ferramenta de inclusão e participação social dos mais vulneráveis, e isso trás uma integração do público com o órgão do poder executivo. Todas as manifestações contribuem para uma boa governança, inclusive para políticas a serem adotadas pelos gestores”.

O ouvidor é a pessoa que atua como centralizador e facilitador das relações entre o cidadão e a gestão, recolhendo as informações precisas e acompanhando o andamento do serviço solicitado, contribuindo para a melhoria da gestão e consequentemente para a satisfação da população.

Como fazer uma manifestação

Qualquer cidadão ou servidor que queira fazer uma manifestação, seja elogio, crítica, solicitação, sugestão, reclamação ou denúncia sobre assuntos pertinentes à secretaria podem recorrer à Ouvidoria da Setas, por meio do Whatsapp (63) 99270.6150, do e-mail [email protected], na plataforma integrada de Ouvidoria e acesso à informação – Fala.BR, ou presencialmente na secretaria, que fica situada à Praça dos Girassóis, no Centro de Palmas.

A manifestação dos usuários também pode ocorrer se algum servidor agir com discriminação em função da orientação sexual, identidade de gênero, identificação religiosa, questões étnico-raciais, preconceito ou racismo.

Por meio dos canais de acesso às ouvidorias, ou pessoalmente, o cidadão expõe suas cobranças, com detalhes, que permitam ao ouvidor encaminhar aos setores competentes e retornar com a resolução do problema.

A ouvidora Karol Cavalcante orienta que o usuário descreva sua manifestação de forma simples. “É importante ser simples e direto, porém sem esquecer-se de relatar os detalhes e assuntos principais, como indicar locais, datas, nomes, documentos comprobatórios, enfim, tudo o que possa servir de subsídio para a demanda”, ressaltou.

A identificação não é obrigatória, e caso o usuário deseje que seu nome não seja divulgado a Ouvidoria se compromete a mantê-lo em sigilo.

Ouvidora Karol Cavalcante orienta que o usuário descreva sua manifestação de forma simples – Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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