Distrito Federal

Operação Boas Festas programa 348 ações de trânsito

Publicado

em


Ações de fiscalização terão início às 12h, com foco nos almoços de confraternização | Foto: Detran-DF

Em razão do aumento significativo de eventos festivos e de confraternizações típicas de fim de ano, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) lança, na próxima quarta-feira (16), a Operação Boas Festas a fim de proporcionar mais segurança nas vias do DF. O objetivo é intensificar as ações de fiscalização em locais de grande concentração de pessoas e de consumo de bebidas alcoólicas, como shoppings, centros comerciais, restaurantes, bares, boates, clubes e casas de shows.

As ações de fiscalização terão início às 12h, com foco nos almoços de confraternização, e devem se prolongar até as 7h do dia seguinte, e ocorrerão de forma simultânea nas diversas regiões administrativas, com o mínimo de 12 operações diárias. A presença maior de viaturas de fiscalização e o aumento de efetivo no policiamento de trânsito permitirão ao Departamento atuar de forma a coibir irregularidades que geram risco de acidentes, principalmente a infração de dirigir sob influência de álcool, prevista no artigo 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além do crime de trânsito (artigo 306 do CTB).

“Sabemos que, neste período, há mais pessoas em férias e recessos de fim de ano, aumentando muito as festas e confraternizações, onde é comum haver o consumo de bebidas alcoólicas. Por isso, vamos atuar de forma preventiva e repressiva, ficando atentos a esses locais para evitar que condutores alcoolizados coloquem em risco a segurança nas vias públicas do Distrito Federal”, explica o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Lúcio Lahm.

Além das operações de caráter preventivo, equipes de fiscalização atuarão de forma repressiva | Foto: Detran-DF

Para isso, até o dia 3 de janeiro, estão programadas 348 ações, sendo 57 do tipo blitz, 114 patrulhamentos com abordagem e 177 pontos de demonstração, onde os agentes se posicionam próximo às vias e conseguem visualizar os veículos que circulam em locais de grande fluxo de pedestres. A ideia é atuar em estacionamentos irregulares e na fluidez do trânsito.

Além das operações de caráter preventivo – do tipo Ponto de Demonstração e Patrulhamentos -, as equipes de fiscalização atuarão de forma repressiva, montando grandes blitze com a presença de, no mínimo, seis viaturas, guinchos, motocicletas e empilhadeiras. A Unidade de Operações Aéreas também participará das ações com a utilização de aeronave e drones.

* Com informações do Detran-DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA