Distrito Federal

Procure uma UBS em caso de sintomas da Covid-19

Publicado

em


Testes do padrão RT-PCR, mais conhecido como swab nasal, estão disponíveis nas unidades | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

A Secretaria de Saúde (SES) está abastecida com testes para a detecção da Covid-19. As 172 unidades básicas de saúde (UBSs) estão prontas para realizar exames clínicos dos pacientes com sintomas da doença, e todas elas possuem testes do padrão RT-PCR, mais conhecido como swab nasal ou teste do cotonete, que tem um grau maior de precisão para detectar a presença do novo coronavírus. Além disso, todas as unidades possuem oxímetro para medir a oxigenação do sangue e determinar a necessidade ou não de exames complementares.

Recentemente, a SES distribuiu 145.500 testes rápidos com microleitores, que permitem um resultado mais preciso, evitando a ocorrência de falso positivo. Esses testes rápidos, fornecidos pelo Ministério da Saúde, atendem a todas as regiões de saúde do DF, por meio de 50 UBSs (veja no quadro ilustrativo).

O coordenador da Atenção Primária à Saúde (Coaps), Fernando Erick Damasceno, lembra que os testes são aplicados em pessoas sintomáticas que apresentam quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza e perda do olfato ou do paladar.

Os testes

“O teste de swab deve ser feito a partir do quarto dia de sintomas”, orienta Damasceno. “Já o teste rápido deve ser realizado após o oitavo dia de sintomas”. O gestor reforça a importância da avaliação clínica, que deve ser feita pela equipe de profissionais de saúde na UBS.

Em crianças, esclarece a SES, além dos sintomas citados, é considerada também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico. Já nos idosos, consideram-se critérios específicos de agravamento, como desmaios, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e perda de apetite. Na suspeita de Covid-19, a febre pode estar ausente e sintomas gastrointestinais (diarreia), presentes.

“A importância do teste é no sentido de diferenciar as síndromes respiratórias, diferenciar a Covid de uma gripe, de um resfriado”, explica Damasceno. “O mais importante não é o teste: é saber como a pessoa está se sentindo, a intensidade dos sintomas durante a evolução.”

* Com informações da SES

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA