Distrito Federal

Obras para deixar Planaltina ainda mais bonita

Publicado

em


A Praça Salviano Guimarães, um dos principais pontos turísticos da cidade, terá troca de grama, poda de árvore, pintura e revitalização dos meios-fios, assim como reparos nos equipamentos públicos | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Primeiro núcleo urbano do Distrito Federal, Planaltina recebe melhorias desde infraestrutura da cidade ao lazer. Praças, parques infantis, quadras de campo sintético e poliesportivas passam por reforma completa, além de pavimentação no Jardim Roriz. O investimento para melhorar a qualidade de vida de cerca de 200 mil moradores ultrapassa R$ 1,5 milhão, provenientes de emenda parlamentar do deputado Cláudio Abrantes.

“É um dos principais pontos turísticos da cidade, muito frequentado pela comunidade e por visitantes que vêm de outras regiões”Célio Rodrigues, administrador regional

Patrimônio histórico da região administrativa, a Praça Salviano Guimarães terá troca de grama, poda de árvore, pintura e revitalização dos meios-fios, assim como reparos nos equipamentos públicos do local. “É um dos principais pontos turísticos da cidade, muito frequentado pela comunidade e por visitantes que vêm de outras regiões”, comenta o administrador Célio Rodrigues.

A revitalização está sendo feita pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). O diretor de Urbanização do órgão, Sérgio Lemos, lembra que outra ação é a pavimentação da quadra 7 do Jardim Roriz. “São 600 metros de vias pavimentadas para dar mais conforto e segurança aos moradores da cidade”, informa.

Empresário na cidade, Marcelo Rosa, 47 anos, aprovou as ações do governo local na cidade. Ele tem um quiosque de cachorro-quente próximo a Praça Salviano Guimarães há quase 30 anos e solicitou a reforma do local há 10 anos. “Dá mais vida ao local, que estava muito abandonado. Também é uma forma de atrair mais clientes”, comenta.

A reforma no campo sintético da Praça Arapoanga reivindicada pela comunidade foi atendida. Situação do local estava precária | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Outras obras

O campo sintético da Praça Arapoanga foi reformado. Pablo Moura, 21 anos, mora em frente ao espaço público. Ele lembra que a situação do local estava precária. “Há cinco anos, quando construíram essa quadra, ela não ficava vazia. Com o passar do tempo, ficou cheia de buracos. Reivindicamos por essa reforma há muito anos e só agora foi atendida”, comemora o comerciante.

Quatro parques infantis – na Praça São Sebastião, na quadra 1/2 da Vila Buritis, do Vale Amanhecer e Vila Vicentina – e quatro quadras poliesportivas, localizadas nas quadras 1 do Jardim Roriz, 1/2 e 6 da Vila Buritis e 25 do Buritis IV também foram restauradas.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA