Política

Número de acessos ao site da Alego é o maior dos últimos anos

Publicado

em


Toda a estrutura de comunicação da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) tem como objetivo principal conferir mais Transparência aos atos do Parlamento goiano. Contribuir para que a sociedade se interesse pelos temas em  debate na Casa é uma das tarefas desempenhadas pelo Portal da Alego, que, em março deste ano, atingiu o recorde de 113.953 visitas. A informação é da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), que fornece mensalmente um relatório sobre os acessos ao Portal da Casa. A relação também mostra que, no último mês, houve um total de 269.641 páginas visualizadas. 

As buscas pelo sítio eletrônico aumentaram ao longo dos últimos meses. O relatório da DTI aponta que a quantidade de acessos de março foi maior que a soma dos dois primeiros meses. Em fevereiro, foram registrados 49.013 acessos e em janeiro, 35.904 visitas. Os números também são mais expressivos que os obtidos mensalmente entre dezembro de 2019 e dezembro de 2021, perdendo apenas para outubro de 2018, quando o portal registrou 118.407 visitas. 

Na perspectiva do presidente da Assembleia, Lissauer Vieira (PSD), ao disponibilizar informações, de forma clara e simplificada, sobre todas as etapas da tramitação dos processos legislativos, debates, acontecimentos e sobre a atuação dos parlamentares, o Legislativo goiano cumpre com o princípio da transparência, um dos fundamentos que a Constituição Federal estabelece para toda a Administração Pública.

“Eu sempre ressalto que um dos pilares da gestão dessa 19ª Legislatura é, justamente, a transparência. Por meio dela, estamos conseguindo aproximar, cada vez mais, os cidadãos goianos da Alego. Essa quantidade crescente de acessos ao site é resultado da atuação de forte comprometimento do Legislativo com a sociedade”, frisa Lissauer.

Páginas mais acessadas

Em março, os 15 serviços disponíveis na seção de Transparência obtiveram a maior parte dos acessos. No total, foram somadas 33.018 visitas, sendo 26.887 na seção onde estão disponíveis, na íntegra, os processos legislativos conforme são apreciados e votados pelos parlamentares. Já os Diários da Assembleia receberam 2.510 cliques. Dentre as visitas, 2.038 foram registradas na seção que tornam públicas as despesas da Casa com pessoal. Nesse espaço, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (LAI), o visitante encontra um quadro detalhado dos pagamentos realizados a servidores, estagiários e parlamentares.

Os usuários interessados em acompanhar o trabalho dos deputados e fiscalizar a situação administrativa do Legislativo estadual também encontram no Portal da Transparência informações sobre os seguintes serviços: Diárias, Verbas Indenizatórias, Orçamento, Requerimentos, Contratos e convênios, Sessões Legislativas, Gestão Fiscal, Programas e Ações, Execução Orçamentária, Expedientes e Despesas com Veículos.

Por meio do trabalho realizado pela Agência Assembleia de Notícias, a Diretoria de Comunicação se dedica a publicar, em tempo real, tudo o que acontece na Alego, garantindo transparência e acesso à informação, essenciais para a consolidação do regime democrático e para a boa gestão pública. 

A aposentada Tânia Rodrigues conta que costuma acessar as informações do Portal sempre que está acompanhando a tramitação de algum projeto de seu interesse. “Como servidora pública aposentada, fico de olho para conhecer a íntegra dos projetos e saber como estão votando os parlamentares”, relata.

Notícias mais acessadas

As matérias de interesse do funcionalismo público estão no topo das notícias mais acessadas do mês, quase todas elas referentes ao pagamento de data-base. Para se ter uma ideia, apenas a matéria “Servidores públicos em Goiás podem receber pagamento retroativo da data-base” registrou 12.830 cliques em março. Na sequência, as matérias mais acessadas foram as seguintes:

2. Mista aprova reajuste de 10,16% a servidores dos três Poderes (2543 acessos);

3. Alego dá aval definitivo a reajuste salarial de servidores públicos (2139 acessos);

4. Matéria que dá direito a idoso de manter acompanhante em hospital é aprovada em Plenário (1909 acessos);

5. Servidores do Poder Executivo têm data-base aprovada em 2ª votação (1514 acessos).

Perfil institucional

Também foi grande a quantidade de acessos ao perfil institucional de cada um dos 41 deputados da Casa. No total, foram registradas 19.113 visitas. Nessas páginas, além de informações biográficas do parlamentar, o leitor também encontra telefones e e-mails para contatos e links para as notícias produzidas pela assessoria de cada gabinete.

Com 490 visitas ao seu perfil institucional durante o mês de março, o presidente Lissauer Vieira foi quem liderou o ranking. Na sequência, estão os perfis dos seguintes deputados: Major Araújo (PL), com 411 acessos; o líder do Governo, Bruno Peixoto (UB), com 380 visitas; Amauri Ribeiro (UB), com 348 acessos; Delegado Eduardo Prado (PL), com 343 acessos; e Delegado Humberto Teófilo (Patriota), com 342 cliques. 

Bruno Peixoto destaca a importância do trabalho dos servidores que abastecem o site com notícias do Parlamento e, também, daqueles que administram o bom funcionamento da plataforma. “Quero parabenizar a todos os administradores do Portal da Assembleia e dizer que o trabalho de vocês tem sido fundamental para dar visibilidade às atividades parlamentares e às nossas proposituras. Todo esse empenho mantém a sociedade goiana cada vez mais bem informada. Os acessos crescentes ao site mostram isso”. 

Outros dados

O relatório divulgado pela Diretoria de TI apontou que o total de visitantes únicos foi de 71.407 e que 56,43% das 113.953 visitas totais ao site foram de visitantes novos. E, ainda: que a duração média de cada visita foi de 2 minutos e 42 segundos.

O balanço também revelou que 95,20% dos acessos ao Portal da Alego foram realizados no Brasil, em especial nas cidades de Goiânia (28,83%) e Brasília (10,88%). 

A Diretoria de TI vem empenhando esforços para que os visitantes do portal tenham uma boa usabilidade. Por exemplo, com recursos para navegação adequada tanto em dispositivos móveis como em computadores de mesa. Conforme o relatório, a plataforma Android foi a mais usada pelos visitantes com 47,29% da preferência, seguido por Windows com 32,54% e por iOS com 17,81%. Em março, os principais serviços de compartilhamento utilizados pelos usuários foram o Facebook (49,75%) e o Instagram (39,71%).

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA