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Novo sistema biométrico da PCDF moderniza a carteira de identidade

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A Polícia Civil do Distrito Federal lançou um novo sistema biométrico utilizado para a fabricação da carteira de identidade e na verificação de impressões digitais de suspeitos de crimes. A metodologia começou a ser inserida em novembro de 2021 nos 10 postos biométricos da corporação que ficam dentro das delegacias e nas seis unidades do Na Hora e entrou de forma definitiva em 3 de dezembro também nas delegacias circunscricionais e especializadas.

A mudança consistiu na implantação de outro sistema – o último era de 2008 – e na troca de equipamentos. As delegacias receberam novos computadores, câmeras fotográficas, PADs de assinatura e equipamentos de coleta biométrica. “Trocamos todos esses equipamentos a fim de propiciar um atendimento melhor para o cidadão”, explica o diretor do Instituto de Identificação da PCDF, Simão Albuquerque.

As delegacias receberam novos computadores, câmeras fotográficas, PADs de assinatura e equipamentos de coleta biométrica | Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

O novo sistema de verificação biométrica é mais moderno e seguro por exigir uma melhor coleta das impressões digitais.

“Você minimiza quase que em 100% a questão da falsidade da carteira de identidade por causa de um sistema biométrico eficiente”, completa Albuquerque. Além disso, agora o cidadão conta com reconhecimento facial e da impressão digital quando retorna a unidade para buscar o documento, evitando fraudes.

A doutoranda em Ciências Florestais, Bianca Pietsch Cunha Bendito, 32 anos, já testou o novo sistema e os equipamentos. Ela precisou emitir uma segunda via da carteira de identidade para poder tirar a carteira nacional de habilitação.

“O processo em si foi bem tranquilo. Os policiais me atenderam super bem e foi rápido. Aproveitei para incluir os números do meu CPF e do título de eleitor, que eu não tinha na carteira”, conta.

Carteira de identidade

A primeira via do registro civil é gratuita. A segunda via tem um custo de R$ 42. O serviço precisa ser agendado no site (https://www.pcdf.df.gov.br/servicos/carteira-de-identidade), que passou por uma reformulação se tornando mais simples e intuitivo, ou pelo telefone 156.

É necessário apresentar a certidão de nascimento e casamento, além do CPF. Quem quiser incluir outros documentos como CNH, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor, deve apresentar os originais.

As vagas para agendamentos são liberadas todos os dias úteis às 8h30, 10h30, 14h30 e 16h30 e permitem ao usuário escolher um dos 16 locais de atendimento no DF, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A expectativa é de que, em breve, o posto do Na Hora de Brazlândia também faça parte das unidades de atendimento.

Diariamente são disponibilizadas 1,3 mil vagas e a PCDF atende 1,1 mil pessoas por dia, já que alguns agendados não comparecem. Devido ao novo sistema houve uma redução nos atendimentos para uma média de 900. “A gente espera alcançar o número anterior e depois passar disso. Estamos no momento de adaptação”, acrescenta Simão Albuquerque.

Solicitação digital

A Polícia Civil também lançou o serviço de segunda via digital. Batizada de 2ª Via Fácil, a reimpressão ocorre totalmente on-line com funcionamento 24 horas por dia. O usuário faz a solicitação digital da carteira de identidade, gera o boleto de pagamento no valor de R$ 42 e escolhe o local da retirada, dispensando o comparecimento pessoal para o atendimento.

“Hoje, 70% dos nossos atendimentos são de segunda via. Então lançamos a 2ª Via Fácil para oferecer mais um serviço ao cidadão, que pode ter a segurança de emitir de forma automática pelo site”, afirma o diretor do Instituto de Identificação da PCDF.

Ao todo são quase 650 mil pessoas aptas no Distrito Federal para o serviço que tem alguns pré-requisitos. É necessário ter uma carteira de identidade expedida no DF a partir de 1º de julho de 2018 (quando um novo item de segurança foi incluído nos documentos), ter mais de 16 anos, ser brasileiro nato e não ter tido alterações nos dados pessoais no período. O formato tem atendido entre 80 a 120 pessoas por dia, liberando mais vagas no atendimento presencial.

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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