Geral

Novo estacionamento para a Feira do Produtor de Ceilândia

Publicado

em


A Feira do Produtor de Ceilândia ganhou um novo estacionamento com 300 vagas para veículos. São seis mil metros quadrados de espaço que vai facilitar o parqueamento dos carros e caminhões e melhorar, significativamente, a rotina dos produtores rurais e clientes. O espaço foi inaugurado nesta manhã de sexta-feira (12) pelo governador Ibaneis Rocha.

O estacionamento tem seis mil metros quadrados de espaço que vai facilitar o parqueamento dos carros e caminhões e melhorar, significativamente, a rotina dos produtores rurais e clientes | Foto: Renato Alves /Agência Brasília

Empecilhos como perda de tempo procurando vaga e falta de segurança irão acabar. É a avaliação do presidente da Associação dos Feirantes, Produtores Rurais e Atacadistas da Feira de Ceilândia e Entorno (Afeprace), Vilson José Oliveira, há 16 anos no comando da área.

“Temos quatro estacionamentos aqui que já estão saturados porque o movimento aumentou bastante, começa às 4h30 e uma hora depois não acha mais lugar para estacionar”, explica.

“É um projeto que vai atender a necessidade da feira, todo mundo, quem tem caminhão, carro, feirante, usuário”, afirma.

Em visita ao local, o chefe do Executivo local conversou com feirantes e clientes e destacou o significado da obra. “O que for possível fazer para melhorar a vida do feirante e do comerciante contem comigo. Tive uma vida no interior, na roça, na feira, então sei o valor que tem em quem produz”.

A obra

As obras iniciaram em 18 de julho. Cerca de 30 homens e dezenas de máquinas e caminhões da Novacap executaram os trabalhos, que incluíram terraplanagem, sinalização e aplicação da capa asfáltica.

O amplo pátio contém iluminação e monitoramento por câmeras, dando mais segurança aos usuários. O custo do empreendimento, é de R$ 1 milhão. “É uma demanda antiga que agora está sendo atendida pela Novacap, em parceria com a Administração Regional da Ceilândia. Vai garantir mais segurança e qualidade de vida para os trabalhadores do local”, salienta o presidente da Novacap, Fernando Leite.

Uma média de 6 mil pessoas circulam diariamente na feira entre produtores rurais e clientes

Há 20 anos trabalhando no galpão central da Feira do Produtor de Ceilândia, Damião Rodrigues da Costa, 52 anos, cansou de se aborrecer com a falta de vagas para estacionar. Para não ter mais problema, passou a vir de moto.

“Chegou aqui 4h todos os dias, sempre vinha de carro, mas já não tinha vaga, muito caminhão e carro”, relata. “Esperamos que o novo estacionamento diminua esse problema de vaga e traga mais segurança para gente”, anseia.

Produtores rurais da região do Incra 7, em Brazlândia, os irmãos Rocha contam que achar vagas para estacionar o pequeno caminhão da família é um suplício. “Dependendo da hora que a gente chega, já não acha mais estacionamento, nem tem como montar nossa barraca para arrumar os produtos”, conta Cristiano Rocha, 31 anos. “Terça e sexta são os dias mais problemáticos, o novo estacionamento vem em boa hora”, emenda Vinícius Rocha, 32 anos.

Números superlativos

Desde 1999 funcionando na Área Especial QNP 01 de Ceilândia, a Feira do Produtor da cidade nasceu na área central da RA, onde hoje se localiza a 15ª Delegacia de Polícia. Mais tarde, seria transferida para perto do Tatico, na CNM 02, até fixar raízes no atual local.

O espaço agrega números superlativos. Cerca de 32 toneladas de produtos do gênero hortifrúti são comercializadas por mês, produtos vindos de vários pontos do país. Uma média de 6 mil pessoas circulam diariamente na feira entre produtores rurais e clientes. Ao todo, funciona na área 500 boxes para o armazenamento dos produtos e outros 450 para bancas dentro do galpão central, gerando uma receita de R$ 40 milhões mensais.

“São três mil empregos de forma direta, com carteira registrada, e mais de 5 mil indiretamente. Isso aqui é uma cidade, tem uma circulação enorme, movimentando a economia da Ceilândia”, diz, orgulhoso, o presidente da Afeprace, Vilson José Oliveira. “Essa feira é a nossa grande Ceasa da região Oeste do DF. A obra desse estacionamento trará mais conforto para todos aqueles que frequentam o local”, atesta o administrador de Ceilândia, Fernando Batista Fernandes.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA