Geral

Novacap inaugura sala do Instituto Recomeçar

Publicado

em


Foi inaugurada hoje (1º), na Novacap, a sala do Instituto Recomeçar. Fundado em 2015 na cidade de Poá (SP), a organização social, que também atua em Recife (PE), deu início às suas atividades no Distrito Federal em abril deste ano.

O instituto tem o objetivo de reintegrar à sociedade egressos do sistema prisional que cumpriram suas penas e buscam apoio para retomarem o convívio em sociedade, mas não têm oportunidades para reencontrar esse caminho.

A Novacap é o órgão do governo que possui o maior número de egressos contratados | Foto: divulgação 

A Novacap é o órgão do governo que possui o maior número de egressos contratados. Cerca de 340 profissionais atuam em funções administrativas, serviços gerais, construção civil – em obras feitas pelas cidades – e no viveiro de cultivo de mudas, onde atualmente trabalham 60 mulheres.

“Hoje temos 60 egressas trabalhando no viveiro e, em breve, atenderemos 200. E é com imensa alegria que abrimos este espaço na Novacap para receber o Instituto Recomeçar. Esta é uma causa que vai ao encontro de tudo que o governador Ibaneis Rocha e a primeira-dama Mayara Noronha pregam sobre a ressocialização. Me sinto honrado em ver o GDF, por meio da Novacap, abrindo portas para uma causa social tão importante que tem como principal objetivo ajudar ao próximo”, destacou o presidente da Novacap, Fernando Leite.

Representando a primeira-dama do DF, Mayara Noronha, a subchefe de Políticas Sociais e Primeira Infância, Anucha Soares, destacou a importância do trabalho realizado pelo instituto: “O Recomeçar já tem um trabalho consolidado, algo que nos traz maior segurança para recebê-lo no GDF e iniciarmos este trabalho pelo qual a primeira-dama tem muito carinho e respeito. Parabéns, Novacap, pela iniciativa e também a todos vocês, egressos, que estão aqui presentes, por abraçarem a oportunidade e acreditarem que podem recomeçar”.

“A Novacap é nosso maior contrato da Funap. Quero parabenizá-la por abrir esta porta e apoiar o trabalho de ressocialização.  Atualmente, não temos nenhuma menina na fila de espera por uma oportunidade de emprego. Agradeço às equipes da Novacap, da Funap, da primeira-dama, da Depen por essa parceria e apoio”, destacou a diretora da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), Dra. Deuselita Martins.

Através do tripé: acolhimento, qualificação e oportunidade, o Instituto Recomeçar transforma pessoas desacreditadas em colaboradores capacitados e engajados dentro do mercado de trabalho.

Presente no evento, o coordenador de Política Social de Atenção ao Egresso do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Cezar Augusto Delmontes, elogiou a participação da Novacap frente à parceria e apoio ao Sistema Penitenciário: “A parceria entre sociedade civil e Estado é um grande passo que gera muitos frutos para o Distrito Federal. Parabenizo o Instituto Recomeçar e a Novacap por esta iniciativa. Que ela seja frequente e que este projeto se expanda para alcançar o maior número possível de pessoas”.

“Este é um passo muito importante para o DF. Que a sociedade possa contribuir, cada vez mais, com o sistema prisional, porque essa é uma missão que vale a pena. Desejo que todos possam, através de mais encontros como esse, terem a oportunidade de recomeçar”, pontuou o diretor de Políticas Penitenciárias do Depen, Sandro Abel.

“ Muitas pessoas serão transformadas com essa iniciativa do governo. Começa hoje, um novo legado para o Instituto Recomeçar”, comemorou Flávio Almeida, CEO da Organização “Coletivo Mutirõ”, parceira do instituto.  

Informações

O instituto está instalado na Sede da Novacap e funcionará de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h, com turmas de 10 alunos. Os cursos oferecidos serão dados em parceria com o Senai e o atendimento é exclusivo para os egressos que trabalham na Novacap.

“Hoje é um dia de muita felicidade para nós. Receber esse acolhimento do Governo do Distrito Federal, por meio da Novacap, nos motiva a continuar acreditando que devemos lutar pelo resgate das pessoas. Nós qualificamos e empoderamos egressos para que eles possam estruturar um novo caminho social, emocional e profissional, chegando ao sucesso a partir de suas escolhas. Nosso sentimento hoje é de muita gratidão”, concluiu Thaíse Miguel, coordenadora-regional do Instituto Recomeçar.

*Com informações da Novacap

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA