Cidades

Nordeste Solidário: governo envia 16 mil donativos ao interior do estado

Publicado

em

O Governo do Estado, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), iniciou, nesta terça-feira (22/11), o envio de mais 16 mil donativos para o interior do estado. Nesta segunda etapa da Operação Nordeste Solidário, as doações incluem cobertores, colchões e filtros de barro para água.

Os cobertores e colchões serão destinados, inicialmente, às cidades que abrigam os Pontos de Apoio da ação, montados estrategicamente para a logística de distribuição aos municípios em risco de alagamento. Já os filtros serão entregues diretamente às famílias com apoio das prefeituras. O investimento social do Governo nesta etapa é de R$ 1,2 milhão.

Lançada no dia 31 de outubro pelo governador Ronaldo Caiado, a Operação já levou 17 mil benefícios sociais a famílias previamente identificadas na região Nordeste do Estado, incluindo pacotes do Mix do Bem e de frutas desidratadas. Peças de vestuário arrecadadas pela OVG também serão encaminhadas à ação.

Existe previsão de que chova, em um único mês, até 500 milímetros em algumas regiões, cenário semelhante ao ocorrido entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, quando 24 cidades goianas decretaram situação de emergência.

“Nunca houve essa previsão climática. E, se teve em gestões anteriores, nunca tomaram providência preventiva. E essa é a nossa finalidade agora”, pontua o governador Ronaldo Caiado. “Trabalhamos para antecipar, dar o melhor atendimento à população e não sofrermos as dificuldades da última passagem de ano”, conclui.

De acordo com a presidente de honra da OVG e coordenadora do GPS, primeira-dama Gracinha Caiado, esse é um plano de contingência que visa garantir a segurança de toda a população. “Eu sempre digo que nosso papel é ajudar quem mais precisa. No ano passado, vimos que alguns municípios sofreram com as chuvas intensas no fim de ano, por isso decidimos nos antecipar e enviar, desde já, milhares de donativos que poderão ser distribuídos de forma imediata caso famílias sejam atingidas por alagamentos”.

Gracinha destaca, ainda, que “amparar aqueles que se encontram em vulnerabilidade social é prioridade”. “Digo e repito: não deixaremos nenhuma família desamparada”, completa.

Neste ano, 14 municípios do Nordeste goiano serão contemplados pela ação, de acordo com classificação de risco emitida pela Defesa Civil e Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo).

São eles: Água Fria de Goiás, Alto Paraíso, Cavalcante, Formosa, Hidrolina, Itapaci, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Nova Roma, Pilar de Goiás, São João D`Aliança, São Luiz do Norte, Teresina de Goiás e Uruaçu. Os Pontos de Apoio da Operação foram instalados em Campos Belos, Ceres, Flores de Goiás, Formosa, Posse, Teresina e Uruaçu.

A diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, lembra que a estimativa do Governo do Estado de que 19 mil pessoas podem ser afetadas pelas chuvas nesta região. “Esses são municípios distantes da capital, com locais de difícil acesso, especialmente quando chove. Mas, ao planejarmos as ações e nos anteciparmos às cheias, podemos garantir um suporte integral e imediato às famílias, em caso de necessidade. E esse suporte não é apenas do ponto de vista social, ele engloba também atendimentos de saúde, infraestrutura e diversas outras frentes essenciais em momentos como este”, enfatiza.

Segundo estimativas da Defesa Civil, o grande volume de chuvas pode causar isolamento de cidades, com desabastecimento de alimentos e outros insumos; contaminação de água potável; perda na lavoura e pecuária e rompimento de barragens.

Para amenizar os impactos, a Operação Nordeste Solidário, do Governo de Goiás, conta com a atuação de 17 pastas da administração estadual, entre elas Gabinete de Políticas Sociais (GPS), Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Saneago, Agência Goiana de Habitação (Agehab), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e secretarias de Desenvolvimento Social; Saúde; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Educação; e Esporte e Lazer.

Arrecadação de roupas
Diante da realidade enfrentada por famílias que perdem o pouco que têm em meio a alagamentos, a OVG iniciou uma Campanha de Arrecadação de Roupas, em Goiânia. O objetivo é recolher o maior número possível de peças de vestuário adulto e infantil que serão destinadas às áreas atingidas pelas fortes chuvas. As roupas, novas ou usadas em bom estado de conservação, podem ser entregues até o próximo dia 25 de novembro, na sede da Organização (Rua T-14, Nº 249, Setor Bueno, Goiânia).

Ponto de coleta de roupas novas ou usadas em bom estado de conservação na sede da OVG, em Goiânia: peças podem ser doadas até a próxima sexta-feira (Foto: OVG)

Fonte: OVG

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA