Geral

No Guará, ministro da Saúde destaca vacina contra influenza

Publicado

em


Com o objetivo de chamar a população para se vacinar contra a covid-19 e contra a influenza, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visitou nesta segunda-feira (5) a Unidade Básica de Saúde 1 do Guará e fez a vacinação de algumas autoridades do Governo Federal e de usuários da UBS que aguardavam para tomar os imunizantes.

De acordo com o ministro Marcelo Queiroga, a ação visa mostrar a importância da campanha de vacinação contra a covid-19 e contra a gripe, que ocorrem de maneira simultânea | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

“Esta ação visa mostrar a importância da campanha de vacinação contra a covid-19 e também a campanha de vacinação contra a gripe, que estão ocorrendo de maneira simultânea. O Brasil já contratou mais de 630 milhões de doses de vacina e já atingimos mais de 45% da população acima de 18 anos com a primeira dose. Os resultados estão aí, como a redução de internação hospitalar e a queda da média móvel de óbitos”, disse Queiroga.

A partir desta segunda (5), a vacina contra o vírus influenza, causador da gripe, está disponível para as pessoas que não fazem parte do grupo prioritário. A decisão ocorreu após orientação do Ministério da Saúde.

De acordo com o ministro da Saúde, ele tem trabalhado de maneira alinhada com todas as secretarias estaduais para que a vacinação ocorra de forma eficiente e que traga os resultados que todos desejam. “Já vemos um cenário um pouco mais favorável para o Brasil e, a partir daí, iremos projetar ações contra as síndromes pós-covid e outros problemas sanitários, o que é o nosso desafio”, afirmou o ministro.

Foram vacinados por Queiroga, por exemplo, o ministro-chefe do Tribunal de Contas da União (TCU), Jorge Oliveira; o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas; e o chefe da Advocacia-Geral da União, André Mendonça. Ele também vacinou usuários da unidade que aguardavam para tomar as vacinas contra a gripe e ressaltou a importância de todos se vacinarem contra a doença, recorrente no período do inverno.

Vacina contra influenza

A partir desta segunda (5), a vacina contra o vírus influenza, causador da gripe, está disponível para as pessoas que não fazem parte do grupo prioritário. A decisão ocorreu após orientação do Ministério da Saúde.

Para receber o imunizante, basta procurar uma das cem unidades básicas de saúde (UBSs) que aplicam a vacina. Esses locais funcionam das 8h às 17h

De acordo com o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, garantir a proteção contra o vírus influenza é tão importante quanto se proteger do novo coronavírus Sars-CoV-2. O vírus da gripe pode ser agente das formas graves da doença, especialmente no período mais frio do ano. A vacinação anual previne possíveis agravamentos e mortes pela doença.

“A vacina da influenza é tão importante quanto a da covid e, por isso, ampliamos o quantitativo de pessoas a serem vacinadas. Temos cerca de 80 milhões de vacinas em todo o país e apenas 37,9% das pessoas do grupo prioritário se vacinaram. Por causa disso, o Ministério da Saúde abriu a vacina para todos que quiserem se vacinar. A influenza é um vírus respiratório que pode levar ao agravamento e ao óbito”, destaca o secretário.

Para receber o imunizante, basta procurar uma das cem unidades básicas de saúde (UBSs) que aplicam a vacina. Esses locais funcionam das 8h às 17h. Para ser imunizado, é preciso apresentar o cartão de vacina e documento de identidade com foto. Caso tenha perdido o cartão, um novo será entregue na unidade de saúde. A cobertura vacinal da campanha, que começou em abril, está baixa e não atingiu ao menos 50% de cobertura nos grupos de risco.

A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias. A vacina disponibilizada na rede pública garante proteção contra os vírus influenza A H1N1 e H3N2, e Influenza B.

O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com história de alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou que tiveram reações alérgicas à dose anterior.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA