Nacional

Museu do Pontal tem programação especial de férias

Publicado

em

O Museu do Pontal, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, preparou para este mês de julho uma programação especialmente dedicada às férias escolares. De hoje (16) até o dia 31 de julho, o público vai ter, em diversos horários, atividades gratuitas com música, dança e brincadeiras para todas as idades, inclusive para os bebês.

As ações desenvolvidas, de quinta a domingo, exploram por meio de brincadeiras os universos populares do Brasil, em oficinas de Pipas e de Brinquedos Populares, com o artista plástico Getúlio Damado. A intenção com a oficina de construção de pipas é trabalhar a habilidade manual e a coordenação motora das crianças, além de oferecer um momento de lazer e de incentivo ao uso da criatividade.

A programação tem ainda oficinas de samba, danças populares do Nordeste, brincadeiras populares, Bebê Brincante, brinquedos cantados, brincadeiras da roça, contações de histórias e teatro de sombras.

No sábado que vem (23), às 18h, os visitantes vão poder participar do Cinema de Fachada no Pontal – Férias. Na parede externa do Museu do Pontal haverá a exibição do filme de animação Tromba Trem– O Filme, de 2021, com direção de Zé Brandão. Vai ter ainda uma sessão com o filme Turma da Mônica: Lições.

Nas já tradicionais ações dos fins de semana, o público terá à sua disposição a Visita Musicada às exposições, das 11h às 15h, e o Baú de Brinquedos Populares, entre 12h e 17h.

Quem for ao Museu do Pontal poderá também visitar o conjunto de seis exposições “Novos Ares! Pontal Reinventado”, com mais de duas mil obras, além de conteúdos audiovisuais, como o jogo digital interativo de danças brasileiras, nas quais o visitante aprende passos de frevo, jongo, carimbó, chula ou funk.

Na programação de amanhã (17), entre outras atividades, acontece, a partir das 10h, a Oficina Cantorias Brincantes com a cantora, compositora, arte-educadora e musicoterapeuta Márcia Schiavo. A atividade, na praça-jardim do Museu do Pontal, vai convidar o público para uma experiência brincante, com melodias, ritmos, gestos e movimentos, presentes nas brincadeiras cantadas da cultura brasileira.

Museu

O Museu do Pontal é uma referência internacional em arte popular brasileira, com mais de nove mil obras de 300 artistas, sendo o maior acervo do gênero, e de relevância reconhecida pela Unesco.

Desde outubro de 2021, o museu está instalado em um terreno de 14 mil metros quadrados, próximo ao Bosque da Barra e ao lado do condomínio Alphaville Residências. O espaço cultural dispõe ainda de dez mil metros quadrados de área verde, onde estão plantadas dezenas de milhares de mudas de 73 espécies nativas brasileiras.

Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Museu do Pontal tem como patrocinador estratégico o Instituto Cultural Vale, e como patronos o BNDES, Itaú, Repsol Sinopec Brasil, e ainda a Prefeitura do Rio.

Edição: Nira Foster

Fonte: EBC Geral

Comentários do Facebook

Nacional

Lula segue para o Rio Grande do Sul, acompanhado de ministros e líderes dos poderes Legislativo e Judiciário

Publicados

em

Estado registra 329 municípios atingidos e 686.482 pessoas afetadas. A frente fria tem previsão de altos volumes de chuva para o norte do Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catarina e sul do Paraná

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, seguiu para o Rio Grande do Sul na manhã deste domingo, 5 de maio, acompanhado por uma comitiva de ministros e líderes dos poderes Legislativo e Judiciário. O grupo se une aos ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), que já estão no estado e acompanham de perto as ações de socorro e assistência do Governo Federal à população gaúcha.

Embarcaram com o presidente a primeira-dama, Janja Lula, e os ministros Rui Costa (Casa Civil), José Mucio (Defesa), Fernando Haddad (Fazenda), Renan Filho (Transportes), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Wellington Dias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Jader Filho (Cidades), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) e Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais). Também seguem para o Rio Grande do Sul os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, os ministros Edson Fachin (STF) e Bruno Dantas (presidente do Tribunal de Contas da União), além do comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Paiva.

Neste domingo, durante o Regina Caeli (uma das peças da liturgia católica, denominadas “antífonas marianas”), o Papa Francisco manifestou solidariedade e dirigiu suas orações aos povos dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, afetados pelas fortes chuvas e enchentes.

Atualizações nas ações de socorro e assistência ao Rio Grande do Sul

Ministério da Defesa
Resgate de pessoas isoladas em Lajeado, Encantado, Taquari, Estrela, Nova Santa Rita, Montenegro, Sinimbu, Canoas, Bento Gonçalves, Campo Bom e São Sebastião do Caí. Em São Gabriel, Bagé, Alegrete e Cristal, também foram realizadas operações de apoio à reestruturação de imóveis destruídos e realocação de pessoas desabrigadas. Em Candelária e São Valentim do Sul, o contingente ainda realizou a desobstrução de vias. Em Restinga Seca, atuaram para o lançamento de uma ponte e restituição dos acessos. Em Porto Alegre e Cachoeira do Sul, atuaram no apoio à organização e distribuição de doações e aos abrigos de desabrigados. Foram realizados 9.749 resgates nos últimos dias, sendo 402 aéreos, 2.340 fluviais e 7.007 terrestres – 69 pessoas demandaram um trabalho de evacuação aeromédica. São 647 militares das Forças Armadas envolvidos nas operações, sendo 426 do Exército, 155 da Marinha e 66 da Força Aérea.

Força Aérea Brasileira (FAB)
Nesta madrugada, a aeronave KC-390 Millennium transportou mais de 18 toneladas de materiais do Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC). Decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ) com destino à Base Aérea de Canoas, transportando geradores, banheiros químicos, barracas operacionais, colchões, materiais de apoio elétrico e hidráulico que vão prover suporte de alimentação, alojamento, higienização (banho e sanitários) e manutenção da assistência à população gaúcha. Além de toda a carga, a aeronave ainda transportou 14 militares do GALC, que farão a montagem de toda a estrutura em Canoas. A atuação desse efetivo tem a finalidade de apoiar logisticamente as operações na calamidade pública.

Polícia Rodoviária Federal (PRF)
No balanço da manhã, a PRF apontou a previsão de reforço de 75 agentes no efetivo envolvido nas operações. Até o momento, estão destacados 99. A força relatou extrema dificuldade de movimentação do efetivo em razão dos pontos bloqueados. Estão empregadas na operação 20 viaturas e três aeronaves. Cento e cinquenta resgates terrestres já foram realizados e 54 pessoas (e três animais) demandaram resgate aéreo.

BALANÇO — De acordo com a última atualização do governo estadual, são 329 municípios atingidos e já são 686.482 pessoas afetadas. O estado contabiliza 79.253 desalojadas e outras 14.447 pessoas em abrigos, com 72 mortes, 150 feridos e 103 desaparecidas.

PREVISÃO DO TEMPO — De acordo com os órgãos de monitoramento e previsão hidrometeorológica — Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Serviço Geológico do Brasil (SGB) e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) — a frente fria tem previsão de altos volumes de chuva para o norte do Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catarina e sul do Paraná.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA