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Motoristas do RJ podem solicitar a renovação da CNH pela internet

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Os motoristas que têm de renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio de Janeiro não precisam mais fazer agendamento prévio nos postos para solicitar o atendimento. O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) disponibilizou esta semana o serviço de renovação da habilitação simplificada, que pode ser feito diretamente no Posto Digital. Os usuários deverão comparecer aos postos apenas para tirar nova foto e para coleta da biometria.

A solicitação da renovação da CNH pode ser realizada através da plataforma Posto Digital.  Após fornecer os dados exigidos, o motorista deverá indicar uma unidade do Detran-RJ para fazer a fotografia digital e a biometria, e para, posteriormente, retirar o documento. O atendimento presencial será feito por ordem de chegada. Pelo Posto Digital, o motorista será informado do endereço da clínica médica onde fará o exame de aptidão física e mental.

Podem usufruir da facilidade os motoristas que tenham a CNH anterior emitida no Rio de Janeiro e o domínio atual no estado. Além disso, não é permitido solicitar a alteração dos dados da carteira anterior, apenas a inclusão de informação de atividade remunerada. Para aqueles que não se enquadram nessas exigências, continuará sendo obrigatório o agendamento prévio do serviço em um posto do Detran.

Os motoristas de até 64 anos poderão acessar a aba de renovação simplificada no Posto Digital a qualquer momento. Para quem tem 65 anos ou mais, o serviço só ficará disponível quando faltarem 90 dias para o fim do prazo de renovação. Lembrando que motoristas a partir dos 65 anos têm isenção do Documento Único do Detran de Arrecadação (Duda). A solicitação da renovação pela internet não é obrigatória, podendo ser solicitada diretamente nos postos para quem assim optar.

O Posto Digital foi lançado pelo Detran-RJ no ano passado. Além do serviço de renovação da habilitação, a plataforma permite realizar procedimentos e obter documentos, como a Autorização para Transferência da Propriedade de Veículos (ATPV-e) e obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). É possível, ainda, fazer consultas de dados sobre a validade, a categoria e o número de pontos na CNH.

*Estagiária sob a supervisão de Mario Toledo

Edição: Aline Leal

Fonte: EBC Geral

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Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

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Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

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