Cidades

Morre Iris Rezende

Publicado

em


Iris Rezende, ex- governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, faleceu no início da madrugada, às 0h30, desta terça-feira (9), após três meses internado em São Paulo. Aos 87 anos, tentava se recuperar de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que sofreu em 6 de agosto após sentir fortes dores de cabeça e, no mesmo dia, passou por um procedimento cirúrgico para conter uma hemorragia na cabeça.

O ex-governador passou as últimas semanas no Hospital Vila Nova Star. Iris morreu por volta das 0h30, mas a informação foi divulgada duas horas depois, após postagem da assessoria do político em seu perfil nas redes sociais:

“Com grande pesar informamos a morte do ex-prefeito e ex-governador de Goiás Iris Rezende Machado, aos 87 anos, no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Ele estava em tratamento contra um Acidente Vascular Cerebral (AVC) desde o dia 06/08/2021. No último sábado (6) foi submetido à intubação para tratar uma forte infecção”.

O sepultamento será no cemitério Santana,em Goiânial, e está previsto para às 17 horas.

Vida política

O político encerrou, em 2020, sua extensa carreira política, que começou em 1959, quando foi eleito vereador. Em mais de 60 de vida pública, ele foi quatro vezes prefeito de Goiânia e ainda eleito governador do Estado por dois mandatos, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994.

O governador Ronaldo Caiado, em suas redes sociais, lamentou a morte do amigo e líder do MDB de Goiás:

“Durante minha campanha ao Senado Federal, passei a conviver frequentemente com Iris Rezende. A paixão por Goiás, o sentimento de paternidade por Goiânia, os gestos, as ações e a história comprovam o quanto Iris foi um homem público exemplar. Eu passei a ouvi-lo com muita frequência. Foi político por mais de 60 anos sem perder sua capacidade de ouvir e de interagir com o povo. Nos mutirões, prática que alguns políticos achavam ultrapassada, mostrou o porquê de sua longevidade. Com humildade, determinação, recebia lições das pessoas mais simples e humildes. Antecipava o que o povo queria. Essa foi a lição número 1 para explicar Iris como referência nacional, tão querido, que transformou o MDB de Goiás num partido com pessoas tão apaixonadas e militantes.Deixou um dos maiores legados na política do Brasil. Eu o cito com frequência depois que assumi o executivo, quando me deparo com auxiliares dizendo que têm dificuldades para atingir metas: imaginem um governante no começo da década de 1980 construir mil casas em apenas um dia! Isso define bem quem foi Iris Rezende. Deixou escola, fez muitos discípulos, tem uma multidão de apaixonados que hoje sentem, choram a sua partida. Mas com certeza Iris estará lá em cima ensinando a prática dos mutirões e nos orientando a continuar aqui em Goiás fazendo a política com ética e dignidade. E a população reconhecendo sua trajetória de vida política. A família decidiu fazer o velório e toda a cerimônia de despedida no Palácio das Esmeraldas. Iris terá todas as honras que merece do Estado de Goiás. Adeus, Iris Rezende. E saiba que a sua história continuará com os bons políticos de Goiás. Está decretado luto oficial. Nosso Estado chora a sua partida, meu amigo. Saudades.”

Caiado, ainda em suas redes sociais, informa que o corpo do ex-governador Iris Rezende está previsto para chegar 11 horas da manhã no Hangar do Estado. De lá, segue para o Palácio das Esmeraldas, onde será velado pelos familiares. Em seguida, a cerimônia será aberta ao público. Está decretado luto de 7 dias no Estado de Goiás.

Saiba mais

Goiás têm mais três dias de luto oficial

Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA