Cidades

“Memorial guardará, para sempre, história de Iris Rezende”, diz Rogério Cruz, ao sancionar criação de espaço dedicado ao líder político

Publicado

em

O prefeito Rogério Cruz sancionou, nesta quinta-feira (22/12), lei que institui a criação do Memorial Iris Rezende Machado. O local escolhido para abrigar a homenagem ao ex-prefeito de Goiânia por quatro mandatos é o Centro Cultural Casa de Vidro, no Jardim Goiás.

“Vivemos hoje, data de nascimento do grande Iris Rezende, que completaria 89 anos, um momento histórico. Iris deixou sua marca em nossa cidade, amou Goiânia como ninguém, e ensinou a mim e a tantos outros a amá-la”, afirmou o prefeito, ao frisar que Iris inspira a todos com sua história de vida.

Ainda de acordo com Cruz, o legado de Iris estará preservado no memorial, mas extrapola o espaço, “pois está em cada uma de suas obras, espalhadas pela amada capital, Goiânia”. Ele exaltou a importância do líder para a história da capital, do Estado de Goiás e do Brasil.

Ana Paula Rezende, filha de Iris, falou em nome da família e agradeceu ao prefeito Rogério Cruz por fazer com que o legado de seu pai seja mantido e apresentado às futuras gerações. “É a realização de um sonho que tenho desde o dia em que meu pai se foi”, disse.

“Meu pai era um político extraordinário, exerceu atividade pública em sua verdadeira essência, por décadas, 24h por dia”, compartilhou Ana Paula, ao contar a trajetória do jovem simples que saiu da roça para estudar na capital, e tornou-se um dos principais políticos do país.

Com recursos provenientes de emendas impositivas de vereadores da Câmara Municipal de Goiânia, o projeto apresentado pelo vereador Clécio Alves prevê estrutura com acervo que resgata a história e trajetória de vida política de Iris.

“O memorial que vai contar a história de Iris abrigará cinema, teatro e pertences doados por familiares e pela Prefeitura de Goiânia, como fotos, textos e vídeos de Iris. Tudo isso em um espaço à altura da história do líder”, detalhou Clécio, ao revelar que o espaço deve ser inspirado no Memorial JK.

Participaram da solenidade, dentre outras autoridades, os vereadores Anselmo Pereira, Joãozinho Guimarães, Willian Veloso, Sandes Júnior, Igor Franco, Henrique Alves, Leandro Sena, Edgar Duarte, Sargento Novandir, Gabriela Rodart e Welton Lemos, as filhas de Iris Rezende Machado, Ana Paula e Adriana, a primeira-dama Thelma Cruz, o ex-auxiliar de Iris e conselheiro do TCM, Paulo Ortegal, os secretários municipais Zander Fábio (Secult), Michel Magul (Segov), Carlos Júnior (GoiâniaPrev), o publicitário Hamilton Carneiro, e o chefe de gabinete e secretário particular do prefeito, José Firmino.

Foto: Jackson Rodrigues

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia – GO

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA