Cidades

Metrobus celebra Semana Nacional de Trânsito

Publicado

em


A Metrobus realiza uma série de ações para comemorar a Semana Nacional de Trânsito, campanha que acontece anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de incentivar junto à sociedade um trânsito mais seguro. Palestra, ações on-line de conscientização ao volante e também um circuito de saúde e bem-estar para os colaboradores fazem parte da programação.

A abertura do evento será com um circuito de bem-estar na segunda-feira, das 8h às 12 horas, na Praça do Trabalhador, que fica no pátio da empresa. Ao longo do percurso, haverá aferição de pressão arterial, monitoramento dos níveis de oxigênio com o oxímetro, avaliação e orientação nutricional e postural, atividade laboral e distribuição do Cartão de Saúde do Caminhoneiro. A programação conta com apoio do Sest Senat. 

Durante a semana, uma campanha de conscientização no trânsito será disparada nos grupos de redes sociais dos motoristas. Temas como respeito às faixas de pedestres, evitar o uso do celular ao volante e dicas de uma direção defensiva fazem parte da ação. “É fundamental promover debates e reflexões sobre a responsabilidade de cada um no trânsito”, afirma o gerente de transporte João de Castro.

Mais uma importante data da programação será na próxima sexta-feira (24), das 9h às 10 horas, no auditório da Metrobus, com palestra sobre Direção Defensiva e Relacionamento Interpessoal, com o coordenador da Escola Pública de Trânsito, Eduardo Chacon Miranda Navas. O objetivo da discussão é reduzir índices de acidentes de trânsito. O bate-papo será repetido à tarde, das 14h às 15 horas.

Toda a programação da Semana Nacional de Trânsito realizada pela Metrobus seguirá os protocolos de segurança sanitária por conta da pandemia de Covid-19, como uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura, além de cuidados quanto à higienização das mãos com álcool em gel e distanciamento social.

O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. O principal objetivo desta data é o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que motoristas e pedestres devem ter no trânsito.

Mais inforções: (62) 3230-7507

Fonte: Metrobus – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA