Geral
Mais rapidez no atendimento de emergência no Paranoá
O Hospital da Região Leste (Paranoá) recebeu nesta quinta-feira, 12, a primeira visita dos consultores do Hospital Sírio-Libanês para a implementação do Projeto Lean nas Emergências. O encontro ocorreu no auditório da unidade e contou com a participação de vários gestores. A iniciativa do Ministério da Saúde tem por objetivo reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos.
Para tal, são utilizadas metodologias de gestão e algumas ferramentas para melhorar o fluxo de atendimento ao usuário. O projeto também engloba a otimização dos recursos, diminuir os desperdícios, aumentar a agilidade na prestação de assistência fazendo que reflita no giro de leito, reduzindo tempo de internação. Desta forma, podendo absorver os pacientes que chegam de uma demanda aumentada ao pronto-socorro no hospital.
Para a gerente de Emergência do HRL, Cláudia Joffily, o projeto vai tornar o processo de trabalho mais eficiente e eficaz para o paciente.
“O projeto será útil para todos os setores organizarem e ordenarem seus processos de trabalho, anulando desperdícios de tempo, mão de obra e materiais, além disso, trará um ambiente melhor para trabalhar”, aponta.
“O Lean acaba incorporando uma nova cultura organizacional onde as pessoas enxergam a possibilidade de uma melhoria continua, de fluxo puxado, enxergam o entendimento do que agrega valor para o paciente. A gente traz essa série de ferramentas e que acabam refletindo não apenas na emergência, mas o projeto também adentra o hospital”, explica o médico consultor do Hospital Sírio-Libanês, Guillermo Sócrates.
O Superintendente da Região de Saúde Leste, Sidney Sotero, enalteceu a parceria com os profissionais do Sírio-Libanês e que vai auxiliar as equipes do HRL. “A equipe da Região Leste mantém a tradição de seguir em busca de aprimoramento contínuo, aceitando grandes desafios e tecendo parcerias com as instituições de maior renome nacional para entregar a sua população adscrita a melhor saúde possível”, frisa.
Ainda de acordo com Guillermo Sócrates, o hospital tem estrutura muito boa e estuda junto aos gestores uma forma de reduzir o desperdício de circulação do paciente. “Às vezes o paciente vai lá na radiologia e volta, depois vai lá no laboratório, ou seja, a gente vai tentar através da planta do hospital encurtar percursos, trajetos, mapear o processo de prestação do serviço, para que a gente possa tornar cada vez mais eficiente aquele processo de trabalho”, sinaliza.
Como parte para a implementação do projeto e treinamento da equipe, em agosto, oito servidores do Hospital da Região Leste viajaram a São Paulo, tudo custeado pelo Hospital Sírio-Libanês. Foram dois dias de curso.
A gerente de Planejamento, Monitoramento e Avaliação da Atenção Hospitalar, Lucyara Simplício, contou como foi à experiência. “Estivemos no curso em São Paulo realizado pelo Sírio Libanês de dois dias intensos de curso para entender esse projeto e essa metodologia, para que o hospital trabalhe da melhor maneira com o que ele tem. Porque ele trabalha com o tempo, com agilidade, com os recursos que a gente tem”.
A equipe do Hospital Sírio-Libanês vai realizar acompanhamento durante seis meses com visitas a cada 15 dias. Para garantir a manutenção a longo prazo, a equipe de controle do projeto vai acompanhar os resultados por mais 12 meses.
* Com informações da Secretaria de Saúde
Geral
Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.
» Conheça a produção em vídeo premiada
Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).
O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.
Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.
“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.
Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.
“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.
COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.
Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.
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