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Mais de 610 toneladas de lixo são recolhidos das praias do Rio

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O primeiro fim de semana de sol forte na cidade, com sensação térmica acima dos 50º Celsius (0°C) após um longo período de temperaturas amenas e chuva, atraiu uma multidão às praias do Rio de Janeiro. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), responsável pela limpeza dos 56 quilômetros (km) de orla da capital recolheu da areia das praias 610 toneladas de detritos, como vasilhames de plásticos, copos descartáveis, guimbas de cigarro, garrafas de cerveja, entre outros.

A quantidade é quase o dobro do coletado em um fim de semana típico de verão, em torno de 350 toneladas. Desde dezembro, a companhia já vem reforçando o serviço de limpeza com a operação Praia Limpa, realizada todo ano no verão, com a ampliação do efetivo de garis e mais turnos de trabalho. Além disso, a companhia aumentou a quantidade de contêineres para incentivar os banhistas a fazer o descarte correto. Nas praias da zona sul do Rio foram instalados mais mil equipamentos desse tipo.

A contribuição dos frequentadores para a manutenção da limpeza da praia é essencial. Por isso, a companhia resolveu reforçar a partir da próxima quinta-feira (19) as campanhas de conscientização do Praia Limpa, com ações de orientação aos banhistas Chegando de Surpresa, um grupo formado por garis  usa a música e a dança para ensinar sobre o descarte correto. As ações educativas vão ocorrer todas as quintas, sextas e sábados, até o fim do verão, nas diferentes praias da cidade.

A primeira atividade, nesta quinta-feira será em Ipanema, nos postos 9 e 10. No feriado de sexta-feira (20), destinado a São Sebastião, a equipe vai para o Arpoador. E, sábado (21), a campanha de conscientização será na praia do Leblon, nos Postos 11 e 12.

Pagode na praia

A Comlurb multou os organizadores de uma festa clandestina realizada neste domingo (15) na praia do Recreio dos Bandeirantes, zona oeste da cidade. O show do Grupo Clareou, na areia da praia, resultou em multa de R$ 140.928,80. Desse total, R$ 136.428,80 foram aplicados pela Comlurb com base na Lei de Limpeza Urbana. A multa levou em consideração, os seguintes agravantes: dano ambiental, volume gerado, ausência de forma de disposição dos resíduos, além da área afetada e dano paisagístico.

O total de resíduos recolhidos em um domingo normal de verão na Praia do Recreio é de cerca de 20 toneladas. Neste domingo, com a promoção deste evento clandestino, o total de resíduos gerados chegou a 88,4 toneladas.

Edição: Aline Leal

Fonte: EBC Geral

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Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

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Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

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