Distrito Federal

Live sobre jogos escolares nesta sexta-feira (30)

Publicado

em


O canal EducaDF, mantido pela Secretaria de Educação no Youtube, transmite nesta sexta-feira, 30, a partir das 16h, a primeira reunião panorâmica sobre os Jogos Escolares Brasileiros 2021 (JEBs-2021), Paralimpíadas Escolares e Jogos da Juventude.

A Diretoria de Educação Física de Desporto Escolar (Defide) organizou o evento on-line com representantes das principais organizações das competições do esporte escolar nacional. “Ainda há dúvidas dos estudantes e professores de como serão essas competições, por isso  tivemos essa iniciativa de fazer uma live para explicar como serão disputas e como cada organização esportiva programou as ações. Serão duas horas de programa detalhando as competições”, explicou Marcelo Ottoline, diretor de Educação Física da Secretaria de Educação.

A Secretaria de Educação do Distrito Federal assinou a adesão aos JEBs-2021 em março deste ano

Jogos Escolares Brasileiros 2021

As competições dos Jogos Escolares Brasileiros 2021 (JEBs-2021) incentivam a participação dos estudantes atletas brasileiros em atividades desportivas com objetivo de promover a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos.

A Secretaria de Educação do Distrito Federal assinou a adesão aos JEBs-2021 em março deste ano. O grande evento esportivo está previsto para acontecer de 29 de outubro a 5 de novembro, no Rio de Janeiro. A realização ainda depende da situação da pandemia de covid-19 nos próximos meses.

A competição tem a intenção de reunir estudantes dos 26 estados e do Distrito Federal. Para participar do evento é necessário passar por seletivas regionais até chegar à etapa nacional, em que os atletas escolares representam o colégio de origem. Nos Jogos Escolares Brasileiros, os jovens devem estar matriculados em uma instituição de ensino até 30 de abril de 2021 e cursando regularmente as aulas até a data de realização do evento.

As disputas nos Jogos Escolares Brasileiros serão feitas entre estudantes de 12 a 14 anos, nascidos exclusivamente nos anos de 2007 a 2009. No caso das modalidades de ginásticas artística e rítmica, na categoria feminina, há exceção, pois serão realizadas apenas para as nascidas nos anos de 2009 e 2010.

Os primeiros colocados de cada modalidade irão receber medalhas, classificação para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em dezembro, em Brasília, e poderão pleitear o Bolsa-Atleta para o ano de 2022.

Jogos da Juventude

Os Jogos da Juventude são competições destinadas a atletas Sub-18 anos, na faixa etária de 15 a 17 anos, que estejam regularmente matriculados na rede de ensino. Neste ano, a previsão é que mais de 4 mil jovens dos 26 estados e do Distrito Federal participem da edição. As competições estão previstas para ocorrer de 16 de novembro a 1° de dezembro de 2021, em Aracaju/SE.

Serão disputas em 16 modalidades esportivas. Nas categorias individuais serão atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e ginástica rítmica. Já nas modalidades coletivas serão basquetebol, futsal, handebol e voleibol.

Paralimpíadas

Os estudantes com deficiência física, visual e intelectual também participam das competições esportivas. Atletas  de todo país, de 11 anos a 18 anos, poderão participar da Paralimpíadas Escolares 2021. Os jogos estão previstos para ocorrer em novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

Os estudantes poderão competir nas modalidades de atletismo, bocha, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, futebol PC, goalball, basquete em cadeira de rodas 3×3, parabadminton, futebol de 5 e voleibol sentado.

Jogos Escolares do DF

Os Jogos Escolares do DF e outras ações esportivas desse segmento atendem cerca de 15 mil estudantes, de escola públicas e privadas. O calendário das competições e mais informações sobre as disputas serão divulgados assim que as aulas presenciais forem retomadas.

A competição faz parte do calendário nacional de eventos da cidade e foi oficialmente regulamentada pela Lei nº 6.060/2018.

*Com informações da Secretaria de Educação

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA