Distrito Federal

Live debate governança pública e transformação institucional

Publicado

em


A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) promove nesta quinta (11), às 16h, o primeiro encontro de 2021 da série Café com Governança e Compliance. Com transmissão pelo canal da CGDF no YouTube, o evento terá como tema Governança pública e a transformação institucional.

“Implementar a governança, adaptando o conceito ao setor público, implica a necessidade de transformar a organização pública em ambientes mais flexíveis e adaptáveis” Paulo Martins, controlador-geral do DF

Participam o controlador-geral do DF, Paulo Martins; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Pereira Filho, e o gestor governamental do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Pedro Cavalcante. A moderadora do debate será a subcontroladora de Governança e Compliance da CGDF, Joyce de Oliveira.

Um dos focos da live é a discussão dos padrões de desenvolvimento pessoal dos agentes, conforme estabelece a transformação institucional, além de outros procedimentos para agregar valor aos resultados do órgão. A instituição de padrões diz respeito à busca diária de mudança, necessária aos desafios impostos ao serviço público por melhores resultados, celeridade nas entregas  e diminuição da burocracia – o que impacta uma interrupção no curso dos processos e modelos de gestão aplicados atualmente.

“Implementar a governança, adaptando o conceito ao setor público, implica a necessidade de transformar a organização pública em ambientes mais flexíveis e adaptáveis, de modo que ela contribua como um vetor que corrobora com o processo de reavaliação do modelo de negócio a partir do acesso a novas metodologias, tecnologias e pensamentos”, resume o controlador-geral do DF.

Durante a live, a CGDF, por meio da Subcontroladoria de Governança e Compliance, lançará a Cartilha de Governança e Compliance, na qual são apresentados, de forma objetiva, conceitos e práticas que ajudam a incrementar o desempenho de órgãos e entidades do DF. Além de incentivar os gestores públicos na implementação de boas práticas de governança e compliance, o documento é um guia para as ações junto aos órgãos na melhoria de sua governança interna.

Sobre o evento

Em sua quinta edição, o Café com Governança e Compliance se consolida como um projeto da CGDF para debater questões que cercam eixos de governança e compliance e explicar a atuação para os interessados que atuam na área.

O Distrito Federal foi um dos primeiros entes da Federação a implementar a política de governança, publicada no Diário Oficial logo no início da gestão do governador Ibaneis Rocha. Desde então, a CGDF vem promovendo debates sobre o assunto para que outros órgãos e entidades possam saber mais sobre governança e compliance.

Café com Governança

  • Quinta (11), às 16h, com o tema A governança pública e a transformação institucional.
  • Transmissão pelo canal da CGDF no YouTube.

*Com informações da Controladoria-Geral do DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA