Política

Lissauer representa a Alego na abertura da 19ª edição da Tecnoshow

Publicado

em


Representando o Legislativo goiano, o presidente Lissauer Vieira (PSD) participou, nesta segunda-feira, 4, da abertura oficial da 19ª edição da Feira Tecnoshow Comigo, em Rio Verde. O município, que recebe até a próxima sexta-feira, 8, um dos maiores eventos de tecnologia rural do Brasil, também passou a ser, simbolicamente a capital do estado, com a instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A programação estava suspensa há dois anos, em decorrência da pandemia de covid-19, e retorna com a expectativa de recorde de público, superior a 100 mil pessoas. 

Na solenidade, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) formalizou a transferência da sede do Governo do Estado para Rio Verde. O ato solene atende à lei nº 20.425/2019. Até o fim da programação da Tecnoshow Comigo, as rotinas e despachos serão executados no município do Sudoeste goiano. A abertura do evento contou, ainda, com a presença dos deputados estaduais Chico KGL (União Brasil), Paulo Trabalho (PL); Karlos Cabral (PSB) e Amauri Ribeiro (União Brasil); do prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale; do vice, Dannillo Pereira.

Também participaram da abertura da feira a primeira-dama, Gracinha Caiado; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; o deputado federal Delegado Waldir; o ex-deputado federal Daniel Vilela, presidente da Comigo, Antônio Chavaglia; o presidente da Associação Brasileira Pró-Desenvolvimento Regional Sustentável (Adial Goiás), José Carlos Garrote; o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio de Freitas; além de secretários de Estado e presidentes de autarquias; vereadores, empresários, produtores rurais e lideranças regionais.

Representante do setor produtivo e da região Sudoeste no Parlamento goiano, Lissauer destacou, em seu discurso, a força do agronegócio brasileiro, sobretudo, da região Sudoeste do estado. Segundo ele, Goiás caminha a passos largos para ocupar o primeiro lugar na produção mundial de grãos. “Hoje nós estamos disputando o segundo lugar na produção de grãos no mundo. Estamos passando de R$ 30 milhões de toneladas por ano e isso é porque temos um estado de produtores fortes, corajosos, além de terras férteis e um clima favorável. Sem dúvidas, temos muito a crescer ainda”, ressaltou.

O presidente apontou, ainda, as principais dificuldades enfrentadas pelo setor agro, principalmente no que tange à oferta de crédito rural e às taxas de juros praticadas no mercado. “Hoje é um momento de grande alegria por estarmos retomando esse grande evento após dois anos, mas também é momento de falarmos sobre algumas preocupações que o setor agro vem enfrentando. A oferta de crédito e as taxas de juros oferecidas aos nossos produtores precisam ser revistas. É humanamente impossível para o produtor pagar taxas de juros tão altas e conseguir rentabilidade. Essa questão precisa ser colocada à mesa”, salientou Lissauer.

Importância da feira para o Sudoeste goiano

Também presente na cerimônia de abertura, o deputado estadual Chico KGL (União Brasil) evidenciou a importância da feira para Rio Verde e para todo o Sudoeste goiano. “Nós estamos felizes e com boas expectativas para essa grande feira, que estava parada há dois anos e que está recomeçando hoje. Nós temos aqui expositores nacionais, internacionais, além dos nossos produtores, que é quem produz e coloca alimentos na mesa de cada brasileiro. Com certeza, será um momento de bons negócios para Rio Verde, para a nossa região Sudoeste e para todo o estado de Goiás”, disse o parlamentar.

Da mesma forma, o prefeito Paulo do Vale enalteceu a realização do evento que, segundo ele, trata-se da “melhor feira da América Latina”. “É graças à tecnologia e à inovação que a Tecnoshow Comigo e os empresários têm trazido que temos avançado na produção de alimentos, a maior e mais importante matriz energética do mundo. Temos a melhor feira da América Latina e isso nos deixa extremamente orgulhosos e com a certeza de que estamos no caminho certo”, frisou.

Por sua vez, o governador Ronaldo Caiado ressaltou a força de Rio Verde no setor agro e o pioneirismo do município por abrigar, no Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre), o único ponto na América Latina de rede de internet móvel de quinta geração (5G) para o agronegócio, em caráter experimental, para desenvolver aplicações de inteligência artificial e da chamada Internet das Coisas (Internet of Things – IoT).

“A Tecnoshow é, hoje, a maior escola do País para formar e orientar produtores rurais. Graças à tecnologia, ao avanço apresentado aqui, fazendo chegar cultivares, técnicas e tecnologias mais modernas do mundo ao agricultor, seja o pequeno, o médio ou o grande. Goiás bate os demais estados em produtividade por hectare. Nosso estado respeita as regras ambientais e produz mais em menor número de hectares de terra. Temos o que há de melhor no mundo no quesito tecnologia voltada para o agronegócio”, afirmou Caiado.

Tecnoshow 2022

Nesta edição, a Tecnoshow Comigo tem como tema “Produtores alimentam cidades” e contará, até o próximo dia 8, com debates sobre pautas relacionadas ao desenvolvimento regional, produção de grãos, mercado global de proteína animal, infraestrutura e logística.

Líder em faturamento no Brasil, tendo movimentado, em sua última edição (realizada em 2019), mais de R$ 3,4 bilhões, a feira disponibilizará, ainda, até a próxima sexta-feira, atividades como palestras, apresentação de novidades do mercado, reuniões, dinâmicas, além de exposições de animais e plots agrícolas (áreas experimentais e demonstrativas). Estão sendo disponibilizados aos visitantes 65 hectares de espaço, com 600 estandes de empresas, entidades e órgãos governamentais.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA