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Leite e mais saúde para famílias em vulnerabilidade social

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Parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e pequenos produtores do DF tem garantido acesso a um alimento básico na mesa de milhares de famílias vulneráveis com a entrega direta de leite, que faz parte da lista de itens adquiridos pelo Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (Papa-DF).

A previsão da Secretaria de Agricultura é adquirir este ano mais de 25,6 mil litros de leite, que serão distribuídos para famílias cadastradas no Banco de Alimentos da Ceasa, Sesc Mesa Brasil e Sedes | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

O produto é comprado de representantes da agricultura familiar local, por meio de cooperativas, e distribuído para entidades sociais. Entre elas as cadastradas no Banco de Alimentos da Ceasa, no Sesc Mesa Brasil e, ainda, as famílias registradas na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Neste ano, a previsão da Secretaria de Agricultura é adquirir mais de 25,6 mil litros de leite, que serão distribuídos para famílias em vulnerabilidade, somando um investimento de R$ 100 mil do GDF. Chamamento público para escolha de cooperativa que fará a distribuição do produto já foi realizado no início deste mês de outubro. A expectativa é de que as entregas do leite comecem a ser feitas na segunda quinzena de novembro.

“O objetivo é fomentar a agricultura familiar e, principalmente, a cadeia produtiva do leite, um alimento essencial no café da manhã de todos”André Alves Santana, diretor interino de Compras Institucionais da Secretaria de Agricultura

“Fizemos aquisição desse produto no ano passado e foi um sucesso, tanto para os agricultores que participaram da ação quanto para os beneficiados”, explica André Alves Santana, interinamente como diretor de Compras Institucionais da Secretaria de Agricultura. “O objetivo é fomentar a agricultura familiar e, principalmente, a cadeia produtiva do leite, um alimento essencial no café da manhã de todos”, reforça o servidor.

Diretora do Centro Comunitário da Criança, Hellen de Paula Mota comenta que parcerias com essa na entrega direta de leite são fundamentais para a manutenção das instituições e auxílio às famílias assistidas. Em 2020, a instituição atendeu 80 famílias com a entrega direta de leite, beneficiando mais de 360 pessoas.

“Mesmo com outras parcerias, os recursos financeiros recebidos não são suficientes para atender todas as demandas”, comenta. “As doações do programa são essenciais para a oferta de uma alimentação adequada e saudável, enriquecendo as refeições oferecidas diariamente às crianças, impactando a vida dessas famílias”, reconhece.

100produtores de Luziânia conseguem vender seus produtos ao GDF, por meio de cooperativa

Que o diga Renata Silva do Nascimento, 28 anos, mãe de quatro crianças, uma delas recém-nascida. “Chegou em boa hora, porque não é fácil ficar desempregada com três crianças em casa”, conta. “Ajudou bastante, espero acontecer de novo este ano”, torce.

Alto valor nutricional

Segundos dados da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), o leite de vaca possui 87% de água e 13% de outros componentes sólidos importantes, como cálcio, potássio, fósforo e vitaminas A e B. O alimento ajuda na formação da massa óssea, crescimento e fortalecimento do sistema imunológico e dos dentes.

“Por ter aminoácidos essenciais, o leite é um alimento com alto valor nutricional, podendo ser utilizado em diversas preparações, como vitaminas, bolos e mingaus”, acrescenta a nutricionista Áurea Araújo Lima.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), o leite de vaca ajuda na formação da massa óssea, crescimento e fortalecimento do sistema imunológico e dos dentes

O leite também chegou na hora certa na casa de Renata Cunha Coelho, 35 anos, mãe de três crianças. “Agradeço demais essa ajuda do governo, que chegou quando eu mais precisei, porque estava desempregada na época”, relata.

Preço justo

Cerca de 100 produtores de leite de uma cooperativa de Luziânia (GO), a Coopindaia, venderam o produto para o GDF dentro do Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (Papa-DF). Presidente da entidade, Luciano Andrade de Carvalho explica que a cooperação com o governo garante a venda do produto por preço justo.

“É uma parceria muito interessante, porque temos um mercado certo e o preço é estável. Ou seja, nem sobe nem baixa, trazendo segurança para todos nós”, resume.

Além do leite, pelo menos 60 produtos, entre legumes, verduras e frutas fazem parte da lista do Papa-DF.

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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